Superintendente de Cidades crê em acordo entre municípios e MP sobre saneamento

18 de Outubro de 2007 às 09:54

Superintendente de Saneamento da Secretaria de Cidades, a engenheira Lívia Maria Dias, disse que espera um acordo dos municípios com o Ministério Público e governo de Goiás a partir do 1º Seminário de Resíduos Sólidos.

Lívia Maria, que vai falar sobre a nova lei de saneamento, enalteceu a iniciativa da Assembléia Legislativa de promover esse evento, através de sua Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.“Faço questão de cumprimentar a Assembléia por essa iniciativa, porque a questão dos resíduos sólidos é o assunto hoje que tem incomodado o corpo técnico e os prefeitos”, ressaltou. Para ela, a questão do cumprimento da legislação, das dificuldades de recursos, de técnicas e ambientais, fazem do assunto um palco de discussão.

“Eu vi que há palestras que são técnicas, outras voltadas para busca de recursos, e palestras voltadas para a idéia da União, do Estado e dos Municípios sobre o assunto; há a Universidade envolvida nisso, há um trabalho de coleta seletiva, que deve ser desenvolvido em cada um dos municípios”, comenta, dizendo que vai contribuir com sua apresentação sobre a lei de saneamento, Lívia explica que esta é uma lei recente, e espera que traga resultados práticos para os prefeitos.

Com a participação efetiva do Ministério Público, Lívia Maria acredita que, se na hora do debate, o ambiente for propício, um acordo favorável aos municípios possa ser feito lá mesmo. “Vejo que a posição do Ministério Público, hoje, não é apenas de penalizar, mas é de tentar ver qual é a possibilidade junto aos municípios para que a legislação seja atendida e que responsabilidades sejam assumidas”, arrematou.