Seminário sobre resíduos enfoca consciência ambiental

18 de Outubro de 2007 às 11:34
O 1º Seminário de Resíduos Sólidos foi aberto na manhã de hoje e volta suas atenções para a conscientização e educação ambiental da sociedade. A saída encontrada é a parceria entre governo, prefeituras e entidades ambientais para a criação de políticas municipais para o tratamento do lixo sólido. O evento continua até amanhã, no auditório da Celg, no Jardim Goiás.

Possibilitar o acesso às informações técnicas para o correto tratamento do lixo. Esse é o tema do primeiro dia do Seminário de Resíduos Sólidos, realizado pela deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanuza Valadares (PSC).

De acordo com a parlamentar, só a parceria entre prefeitos e secretarias de Meio Ambiente é capaz de estabelecer boas políticas de municipalização da saúde e conseqüentemente com os cuidados do lixo.

“Espero contribuir para a solução dos problemas referentes aos resíduos sólidos em todo Estado”, afirma Vanuza Valadares. O aterro de Goiânia, que ainda não tem 20 anos de existência, recebe cerca de 1,3 mil toneladas de lixo diariamente.

O vice-presidente da Comissão, deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), disse que a questão dos resíduos sólidos começa com o seminário. Para ele, a questão mostra uma situação preocupante e a Assembléia Legislativa, com a iniciativa privada, tem caminhar junto e em passos largos. “É fundamental a sociedade também assumir novos compromissos com essa relação”, afirma.

Várias autoridades participaram do evento, entre eles o prefeito de Trindade, George Moraes (PSDB), que representa a Agência goiana de Municípios (AGM), e disse que o principal investimento nesta área é na formação das crianças. A superintendente da Secretaria das Cidades, Lívia Maria Dias, que afirmou estar a 20 anos nesse mercado - sem muitos incentivos públicos – acredita em grandes avanços.

Também esteve presente na mesa, o professor da UFG, Eraldo Carvalho e a deputada Mara Naves (PMDB) que destacou a falta de consciência na sociedade como um todo.

Convidado especial e o empresário argentino Juan Carlos Gasparine, que trabalha no ramo de reciclagem, disse que o objetivo central e promover um intercâmbio com Goiás na área de reciclagem e tratamento do lixo.