Sanitarista destaca importância de políticas públicas de saneamento

18 de Outubro de 2007 às 16:29

Na continuidade do 1º Seminário de Resíduos Sólidos, aberto na manhã de hoje no auditório da Celg, terminou agora há a palestra da engenheira sanitarista Lívia Maria Dias, superintendente da Secretaria de Cidades.

Na abordagem, e
la informou que nos 246 municípios goianos, existem hoje apenas 115 aterros sanitários. “O perfil sanitário seria outro se as políticas públicas de saneamento tivessem sido implementadas há mais tempo”, afirmou.

Ao público formado por prefeitos, assessores e estudantes, ela ensinou o caminho das pedras para obtenção de recursos assegurados pela Lei Federal 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Falou também sobre os planos municipais de resíduos sólidos.

O titular, no caso cada município, só obterá recursos federais se obedecer a um rigoroso planejamento e estabelecer  sistema de informação sobre os serviços, articulado pelo Sistema Nacional de Informação Sanitária.

Lívia Maria ressaltou que a Secretaria das Cidades fornece apoio técnico e interação com órgãos ambientais e Ministério Público. Proporciona ainda capacitação de mão-de-obra para gestão dos serviços e parceria na busca de recursos.