Engenheira fala sobre aproveitamento de resíduos de mineração

19 de Outubro de 2007 às 10:00

“O aproveitamento de Resíduos de Mineração como Material Alternativo na Pavimentação Rodoviária” foi o tema da palestra da engenheira civil Marta Pereira da Luz, mestre em engenharia de transportes e doutoranda em Ciências Ambientais, abrindo o segundo dia do 1º Seminário de Resíduos Sólidos de Goiás.

O trabalho que Marta realizou visa alternativas para os resíduos acumulados nas pedreiras da região metropolitana de Goiânia, criando um material alternativo para pavimentação rodoviária; que tem hoje os materiais naturais bastante escassos. A engenheira lembrou que as prefeituras buscam alternativas para o tratamento dos resíduos sólidos. “Cada região tem uma particularidade, esse problema dos resíduos das pedreiras é algo que acontece em muitas regiões metropolitanas, porque os resíduos vão se aproximando das cidades e, consequentemente, as pessoas vão sentindo problemas mais de perto.”, salientou.

Marta Pereira disse que o seminário é um ponta-pé inicial para a troca de experiências, informações, e para que cada um consiga da melhor forma possível lidar com os seus resíduos. Segundo ela, esta “é uma questão de sustentabilidade das cidades”.

O evento é promovido pela Assembléia Legislativa, através de sua Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, presidida pela deputada Vanuza Valadares (PSC).