Curso sobre SGPD

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concluiu nesta segunda-feira, 27, o curso de Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos (SGPD), ministrado a duas turmas matutinas. No período da tarde, a atividade treinamento será concluída para mais duas turmas. As aulas são ministradas no Laboratório de Informática da Escola do Legislativo da Alego, autora da iniciativa.
O curso é direcionado aos servidores efetivos, comissionados e estagiários da Alego. Credenciaram-se ao curso 40 servidores, divididos em quatro turmas com 10 alunos cada, com aulas de 8 às 9h30 e 10 às 11h30, no período matutino; e das 14 às 15h30 e 16 às 17h30, no vespertino.
Do conteúdo programático conta com uma vasta lista de atividades operacionais no sistema, tais como a busca de processos, a criação de um processo e a importação de processos.
O professor que ministra as aulas, Heber Valdo Nogueira, é graduado em Engenharia da Computação com ênfase em Matemática Computacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com foco em seleção de variáveis. Nogueira tem experiência nas subáreas de reconhecimento de Padrões, Análise Multivariada, Processamento Digital de Imagens e Sistemas de Posicionamento GNSS. Atualmente é líder de Business Intelligence (BI) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde tem desenvolvido projetos de Data Warehouse, BI e Digital Workplace.
Ele faz avaliação positiva da atividade. ‘‘Eu acredito que seja requisito básico para todo mundo que trabalha na Alego desenvolver um bom trabalho, conhecer a parte dos sistemas’’, destacou Heber. E estou gratificado, porque nossos alunos aprenderam tudo sobre a tramitação de um processo dentro da Casa de Leis”, colocou.
Na parte da manhã, os servidores ouvidos pela reportagem da Agência Assembleia de Notícias foram unânimes em avaliar positivamente a atividade treinamento. A assessora parlamentar Darlem Cardoso, afirmou que gostou muito do curso. ‘‘O conteúdo vai me ajudar bastante no meu trabalho no dia a dia. É um conhecimento básico que precisamos ter para conseguir trabalhar de forma correta em nossas funções”, ressaltou, fazendo questão de dar nota 10 para o treinamento.
Conteúdo
O assunto programático abordado no curso foi: Acessando (logando) o sistema; Busca de processos; Criando processos; Processos a receber; Processos enviados e não recebidos; Processos vinculados à lotação; Processos pessoais; Processos encaminhados; Processos não autuados; Processos favoritos; Processos publicados esta semana; Documentos a assinar; Minhas tarefas; Criar remessa; Importar processo; Exibindo e controlando processos; Pesquisa de processos externos; Processos arquivados; Minhas remessas; e Esclarecimento de dúvidas.
A chefe de Seção Pedagógica da Escola, Katiane Souza Almeida, comentou que o curso permite que os alunos conheçam esse sistema e se tornem aptos a operá-lo, naquilo que compete ao processo administrativo e legislativo, com praticidade e segurança. Adiantou que já está agendando novos treinamentos sobre o tema.
O SGPD foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa com o objetivo de agilizar a tramitação de processos de forma digital e segura, colaborando para maior transparência e celeridade processual. Foi instituído como meio oficial de registro, tramitação, acompanhamento e controle de processos e documentos da Casa.