Assembléia sedia lançamento de livro sobre a história do Acre

29 de Outubro de 2007 às 11:03

A história da revolução do Acre, na visão do jornalista e professor Ademar Romano, foi transformada em livro, que será lançado às 10 horas desta terça-feira, 30, na Assembléia Legislativa.

O escritor acreano reside em Rio Verde desde o início da década de 90, onde é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet). O trabalho de pesquisa científica sobre a revolução acreana foi premiado em 1972, em concurso nacional comemorativo ao Centenário de Plácido de Castro, o líder da revolução acreana.

De estilo enxuto, o autor procurou contar uma história embasada em profunda pesquisa bibliográfica. O livro enfoca a aplicação dos fatos da revolução acreana aplicados na história regional do Brasil.

Em 1999, inspirado em “O Tempo e o Vento”, do escritor Érico Veríssimo, o professor Ademar Romano decidiu transformar sua monografia em romance histórico. “A Conquista do Acre e a Revolução Acreana” será também lançada no próximo mês no Acre. O autor também acaba de acertar junto a Rede Salesiana de Escolas a adoção do livro na grade curricular do próximo ano, no ensino básico e médio.

Na abertura do espaço na Assembléia Legislativa, o escritor teve o apoio do deputado Wagner Guimarães (PMDB). Alunos do Colégio Atheneu Dom Bosco vão prestigiar o lançamento do livro.