Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissões promovem manifesto contra leite adulterado

29 de Outubro de 2007 às 18:05

As comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor, presidida por José Nelto (PMDB), e da Saúde e Promoção Social, presidida por Dr. Valdir Bastos, promoveram manifesto contra a adulteração do leite na tarde desta terça-feira na Praça do Trabalhador. 

Representantes da Vigilância Sanitária do Estado, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação das Donas de Casa também prestigiaram o manifesto para divulgar os nomes das marcas de leite reprovadas pela Vigilância Sanitária e esclarecer sobre os riscos de consumo.

De acordo com 24 análises do leite tipo longa vida (UHT) promovidas pela Vigilância Sanitária, 18 foram aprovadas e seis reprovadas pelo Procon. Em relação ao leite de saquinho, foram realizadas 19 análises, sendo que 12 marcas foram reprovadas e  apenas sete aprovadas.

Nas análises do leite tipo UHT os resultados reprovados mais comuns se referem a contagem em placa de mesófilos e às analises de extrato seco desengordurados. O leite de saquinho apresentou os piores resultados, que vão desde presença de coliformes fecais até o excesso de acidez, entre outros.

Os deputados pretendem cobrar das autoridades competentes maior fiscalização para que indústrias de laticínio forneçam leite de qualidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.