Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto garante permanência de acompanhante em leitos de UTI de hospitais

27 de Setembro de 2019 às 15:24

Tramita nesta Casa de Leis o projeto de nº 5712/19, de autoria do deputado Julio Pina (PRTB), que garante a permanência de acompanhantes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais e maternidades públicos e privados. A inciativa tem por objetivo humanizar o tratamento, uma vez que a proximidade com familiares e amigos contribui para uma recuperação mais rápida e efetiva do paciente, conforme justifica o parlamentar.

De acordo com o caput da proposta, o não cumprimento da lei, uma vez sancionada, acarretará multas que variam de R$ 5,3 mil a R$ 10,6 mil, podendo ser multiplicada por até cinco vezes em razão da capacidade econômica da unidade hospitalar.

“Humanizar o atendimento em saúde é a melhor forma de recuperar um paciente. Na UTI, todos os pacientes são graves, e um simples aparelho desligado pode transformar pequenas intercorrências em quadros irreversíveis”, diz o texto.

Para Julio Pina, a presença de acompanhantes em leitos de UTI´s deixa de ser tabu para se tornar objeto de estudo. Segundo ele, o Hospital Moinho dos Ventos, de Porto Alegre, realizou estudo junto ao Ministério da Saúde e comprovou benefícios significativos quanto a ampliação do tempo de visita, que passou de 1h30 para 5 horas. “A pesquisa foi realizada em 16 estados, e em todos eles, os resultados foram positivos, especialmente em relação a não contaminação ou proliferação de infecções. Trazer o familiar para o ambiente hospitalar traz também a motivação do paciente pela recuperação”, defende o parlamentar em sua justificativa.

A matéria foi distribuída para o deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) relatar, durante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da última quinta-feira, 26. Se aprovada pelo colegiado da comissão, será encaminhada para votação no Plenário, em dois turnos.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.