Cristóvão Tormin aposta na oficialização de festa junina de Aparecida de Goiânia
O deputado Cristóvão Tormin (PRD) apresentou o projeto de lei de nº 20373/25 para incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Festa Junina da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), no Município de Aparecida de Goiânia. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Para o deputado, a festa junina representa um marco no calendário anual da cidade, porque conta com a presença de vários segmentos da sociedade goiana. “ A celebração é um importante evento que resgata a tradição goiana com quadrilhas, culinária e música, e reúne empresários, feirantes, artistas locais e a população em geral em um ambiente que celebra a cultura popular goiana”, destaca.
Com a organização da Aciag, mais do que apenas uma festa popular, a iniciativa impulsiona a economia local, cria oportunidades para pequenos negócios e empreendedores, além de gerar empregos temporários.
A oitava edição reuniu cerca de duas mil pessoas e promoveu a arrecadação de dois quilos de alimentos não perecíveis a título de doação, reforçando o caráter solidário da festividade. A inclusão da festividade no calendário oficial não só reconhece a sua relevância, mas também valoriza as raízes culturais de Aparecida de Goiânia e de Goiás, fortalecendo a identidade da região.