Congada de Catalão

06 de Novembro de 2007 às 16:15
Lançado na Assembléia, o livro Congada de Catalão é projeto de mestrado que revelou um autor com "alma de congadeiro".

O livro Congada de Catalão, de autoria do jornalista Robson Macedo, foi lançado esta tarde no hall da Assembléia, paralelamente a apresentação de seis ternos das congadas de Catalão, com cerca de 250 integrantes. Os dois eventos fizeram parte da programação da Terça Cultural do Legislativo.

“A idéia inicial era fazer um projeto do mestrado”, revela o autor, que se declara com alma de congadeiro. Na busca de patrocínio, Robson entrou na seleção pública da Petrobrás e consegui concretizar seu trabalho. Daí surgiu o livro, lançado em outubro durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão.

Robson poderia buscar recursos na História, na Antropologia e em outras ciências humanas, mas preferiu a simplicidade de congadeiros e congueiros, que têm uma simples explicação para a tradição secular.

“A fé em Nossa Senhora do Rosário sustentará ao longo dos séculos a festa catalana”, afirma o jornalista na apresentação da obra, que tem fotos de Ênio Tavares e do Arquivo da Fundação Cultural Maria das Dores Campos.