Ícone alego digital Ícone alego digital

Terça Cultural abre espaço para a Congada de Catalão

06 de Novembro de 2007 às 16:56
Seis ternos da Congadas da Irmandade do Rosário trouxeram para a Assembléia, nesta edição da "Terça Cultural", a apresentação de uma tradição de 130 anos da cidade de Catalão. A iniciativa do presidente Jardel Sebba praticamente parou a Casa, com todos interessados em ver uma amostra desta que é das maiores demonstrações de cultura e religiosidade do povo goiano.

Terno de Mariarte é um dos seis congos de Catalão que se apresentaram esta tarde no saguão da Assembléia. Vários parlamentares, entre eles o presidente Jardel Sebba (PSDB), autor da homenagem, prestigiaram a apresentação, juntamente com o secretário Extraordinário de Governo, deputado licenciado Daniel Messac.

Em sequência se apresentaram os ternos Penacho, Catupé, Vilão II e  Congregação do Rosário e Catupé. Todos os participantes estavam devidamente paramentados, numa interpretação fiel das atividades culturais e religiosas desenvolvidas pelos membros da Irmandade do Rosário, daquela cidade.

A iniciativa fez parte das apresentações desta Terça Cultural da Assembléia. A avaliação de Jardel Sebba é que a apresentação "traduziu o espírito do que vem sendo mostrado ao longo de 130 anos, nesta que é uma das mais arraigadas manifestações culturais de Catalão e do Estado".

Também esta tarde o jornalista Robson Macedo autografou, no hall da Assembléia, o livro Congada de Catalão, de autoria dele e editado sob patrocínio da Petrobrás e do MinC - Ministério da Cultura.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.