Bancada do PMDB vai ao Paço manifestar apoio a Iris

08 de Novembro de 2007 às 00:00

A bancada do PMDB na Assembléia Legislativa visitou hoje de manhã o prefeito Iris Rezende, também peemedebista, para anunciar o seu engajamento no processo de revisão do percentual no Coíndice destinado ao município de Goiânia.

Para 2008, o percentual fixado pelo Coíndice (conselho que define a participação dos municípios no ICMS arrecadado pelo Estado) para a capital é de 19,91%, contra 18% em 2007. O procurador do município, Marconi Pimenteira, estima uma queda no Coíndice de Goiânia de 14% nos últimos 14 anos.

O prefeito agradeceu a visita, salientando que as bancadas do PMDB e do PSC sempre se colocaram à disposição da prefeitura na defesa de seus interesses, na Assembléia Legislativa. “Discutimos essa questão do Coíndice porque a prefeitura vem se sentindo prejudicada há muitos anos. Também falamos sobre outras leis que dão prejuízo, como a que isenta carros novos do pagamento do IPVA”, relacionou Iris.

Líder da bancada, o deputado José Nelto vê na redução do Coíndice uma manobra para prejudicar Goiânia, mas não citou nomes. “Existe hoje um complô para tentar prejudicar não o prefeito, mas a população de Goiânia”, afirmou o deputado. “Queremos justiça fiscal para que a cidade não seja prejudicada, por isso viemos aqui dar o aval ao prefeito e dizer que a bancada do PMDB vai denunciar essa manobra”.

Outra preocupação manifestada por José Nelto é em relação ao Protege (programa do governo estadual que garante aporte de recursos financeiros para a execuçãode programas sociais, entre eles o Bolsa Universitária e o Renda Cidadã). "Esse programa retira dinheiro de todos os municípios goianos, do ICMS. Também não vamos permitir isso", sustentou.

Além de José Nelto participaram da reunião no Paço os deputados peemedebitas Luiz Carlos do Carmo, Mara Naves, Miguel Ângelo, Romilton Moraes, Samuel Belchior, Thiago Peixoto e Wagner Guimarães, além da deputada Vanuza Valadares, do PSC. Do PMDB, apenas Adriete Elias e Paulo Cézar Martins não compareceram.