Ícone alego digital Ícone alego digital

Agrotóxicos

21 de Novembro de 2007 às 00:00
Audiência pública discute políticas públicas para o destino correto das embalagens de agrotóxicos vazias.

O destino correto para as embalagens de agrotóxicos vazias foi debatido na manhã de hoje, 21, em audiência pública promovida pela deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vanuza Valadares (PSC) juntamente com o presidente da Comissão de Educação, deputado Frei Valdair (PTB) e da Agricultura, deputado Tiãozinho Costa (PTdoB), na Assembléia Legislativa. 

De acordo com a deputada, a audiência tinha como objetivo buscar um parecer de como está esta situação em Goiás, já que as lavouras do Estado têm aumentado e as pessoas não têm idéia do problema que agrotóxicos mal utilizados geram para o meio ambiente e para a saúde.  Com base nos dados relatados na reunião, Vanuza Valadares disse que agora vai buscar políticas públicas para resolver o problema. “Goiás está de parabéns, mas é preciso muito mais ainda neste âmbito”, afirma.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João César Rando, o Brasil é referência na questão do tratamento destas embalagens, e que em todo país existem 375 pontos de coleta, sendo 14 só em Goiás. Ele destaca a legislação que embasa e fundamenta o funcionamento desse sistema no Brasil. Hoje, 100% das empresas de fabricação das embalagens são associadas ao Inpev.

O deputado Tiãozinho Costa contestou esta informação, dizendo que há produtores que não respeitam a regulamentação e se desfazem inadequadamente das embalagens. Segundo ele, a realidade vivida atualmente não é esta e por isso vai pessoalmente visitar as empresas responsáveis pela coleta na Região Sudoeste de Goiás. “O tratamento destas embalagens ainda é desconhecido por muitos trabalhadores”, comenta.  Para Frei Valdair, a única medida para melhorar essa situação, é investir na educação. “As pessoas precisam ser bem instruídas para não danificar o meio ambiente”, frisa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.