Ícone alego digital Ícone alego digital

Na Comissão Mista, deputados divergem sobre aprovação de texto que implanta transporte alternativo

21 de Maio de 2020 às 17:48

Após solicitar, durante sessão ordinária desta quinta-feira, 21, a avocação do projeto de lei nº 2280/20 à Comissão Mista, o deputado Alysson Lima (Solidariedade), autor da matéria, voltou a defender a aprovação da iniciativa. O parlamentar também elogiou a escolha do deputado Major Araújo (PSL) para relatar a propositura. As declarações foram dadas durante reunião remota do colegiado, que está em andamento nesse instante.

A proposta em questão, que tem dominado os debates na Assembleia Legislativa nos últimos dias, libera, provisoriamente, para transporte complementar ao transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), com o auxílio das vans escolares e de turismo.

Durante debate do colegiado sobre a iniciativa, o líder do Governo na Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (MDB), afirmou que é favorável à propositura, mas que ela precisa passar por algumas adequações para que contemple uma legislação mais ampla e eficiente. Ele afirmou que a redação precisa ser aprimorada, a qual deve incluir, por exemplo, informações como o prazo de início e fim da liberação, quais linhas e horários serão contemplados, entre outras.

Os parlamentares Vinícius Cirqueira (Pros), Lêda Borges (PSDB), Thiago Albernaz (Solidariedade), Wagner Neto (Pros) e Amilton Filho (Solidariedade) disseram ser favoráveis à iniciativa, mas concordaram com as ponderações do líder governista.  

Por sua vez, o relator Major Araújo disse que considera o projeto completo e lembrou que a liberação é provisória e que, portanto, só estará em vigor durante o período de pandemia de coronavírus. O deputado também ressaltou que o conteúdo ausente no texto (quanto à regulamentação) poderá ser feito, posteriormente, por meio de Decreto e Portaria.

A deputada Delegada Adriana Accorsi elogiou a iniciativa de Alysson Lima, disse ser “totalmente favorável ao projeto”, e lamentou por não ter tido essa ideia antes, já que a considera “excelente”. A parlamentar ressaltou, ainda, que, se aprovada, a iniciativa ajudará tanto a essa classe de transportadores, como aos usuários do transporte público.

A discussão formal da proposição e uma possível votação ainda na tarde desta quinta-feira ficaram prejudicadas devido ao pedido de vista feito pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.