Ícone alego digital Ícone alego digital

Padre Ferreira fala sobre as iniciativas culturais da Assembléia

26 de Novembro de 2007 às 00:00
A Assembléia Legislativa ganha uma nova frente de ação: agora, as ações culturais do Poder estão mais próximas do cidadão goiano. A opinião do deputado Padre Ferreira está em artigo publicado no jornal "Diário da Manhã", edição de 26 de novembro de 2007, com o título "Assembléia, ponto de encontro das culturas".

Assembléia, ponto de encontro das culturas

Padre Ferreira

Deputado estadual (PSDB)

Sede de debates calorosos, de discussão sobre leis, fiscalização do Executivo estadual, a Assembléia Legislativa de Goiás ganhou uma nova vertente, a cultural. O lançamento da Agenda Cultural da Assembléia 2008 torna a Casa ainda mais pública e mais próxima do cidadão. Artistas consagrados e novos talentos encontram espaço na Assembléia para mostrar seus trabalhos, de forma individual ou coletiva. Os corredores da Casa, tão repletos de pessoas com seus passos rápidos, vão ganhar novos coloridos, através de imagens de fotografias, desenhos, quadros, esculturas, livros e música.

É um passo importante na aproximação com o cidadão, que é o motivo maior da existência da Casa. Uma assembléia distante do povo não reflete os anseios da sociedade. Pelo contrário, só faz aumentar a antipatia aos parlamentares. Precisamos mostrar que somos servidores da população, e a agenda cultural facilitará esta relação.

Para citar um exemplo, recentemente a Assembléia recebeu um grupo de congada da cidade de Catalão. Tradição no município há mais de 130 anos, pouca gente na Capital conhecia o terno de congo, que é uma das maiores demonstrações de cultura e religiosidade do povo goiano. A Casa ficou tomada pelo público, que aplaudiu bastante a iniciativa.

Outro fator positivo de aproximação é a criação do Prêmio de Redação e Monografia da Assembléia. São computadores, notebooks e R$ 48 mil em prêmios distribuídos aos vencedores. É um incentivo a mais aos estudantes goianos de primeiro, segundo e terceiro graus, que, em contrapartida, passam também a conhecer um pouco mais sobre o parlamento.

Por último, a Casa assinou convênio com a Agepel, que vai viabilizar a exibição de filmes do Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental) na TV Assembléia. Hoje, o sinal da televisão ainda é fechado (pela Net), mas a partir do próximo ano será transmitido em canal aberto. É importante lembrar ainda que a riqueza de um povo é expressa na sua cultura. Inspirações que se transformam em arte, música ou livros. Inspirações que também resgatam nossa história, registram nosso presente e traçam nosso futuro.


Padre Ferreira é deputado estadual e líder do PSDB na  Assembléia Legislativa de Goiás

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.