Ícone alego digital Ícone alego digital

Henrique Arantes propõe que violência doméstica praticada dentro de condomínios seja comunicada por síndicos

24 de Junho de 2020 às 17:30
Crédito: Maykon Cardoso
Henrique Arantes propõe que violência doméstica praticada dentro de condomínios seja comunicada por síndicos
Deputado Henrique Arantes

O deputado Henrique Arantes (MDB) está propondo que síndicos ou administradores de condomínios residenciais comuniquem, aos órgãos de segurança pública, a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, nas unidades condominiais ou nas áreas comuns do conjunto habitacional.

O projeto, protocolado com o número 2811/20, estabelece que a comunicação seja feita, imediatamente, por telefone, nos casos em que a ocorrência estiver em andamento, ou por escrito, em até 24 horas, após o síndico ficar sabendo do fato.

O parlamentar acredita que a conscientização da população sobre a importância de denunciar os casos de violência doméstica e familiar está aumentando, mas outras medidas devem ser adotadas para coibir os agressores de praticar os atos de violência. E invoca ainda o dever imposto ao Estado pela Constituição Federal e por outras leis, como a Maria da Penha, de combater a violência familiar.

A crescente migração das famílias para condomínios também é lembrada pelo deputado em sua justificativa: “assim, acreditamos que os síndicos e os administradores de condomínios podem dar valorosas contribuições no combate à violência doméstica e familiar”, ressalta.

Em caso de descumprimento das regras, o projeto prevê, ao condomínio infrator, penalidades que vão desde advertência a multas que variam entre R$ 500,00 e R$ 10.000. O dinheiro das multas irá para fundos e programas de proteção aos direitos da mulher, criança, adolescente ou idoso. A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando o relatório da deputada Lêda Borges (PSDB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.