Ícone alego digital Ícone alego digital

Diego Sorgatto propõe sessões de cinema adaptadas a pessoas com autismo

08 de Julho de 2020 às 11:12

Está em tramitação, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 2906/20, de iniciativa do deputado Diego Sorgatto (DEM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de sessões de cinema adaptadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O objetivo é garantir uma atmosfera mais acolhedora às pessoas autistas.

De acordo com a proposta, durante as referidas sessões, não serão exibidas publicidades comerciais, as luzes deverão estar levemente acesas e o volume de som será reduzido. Será, ainda, permitido o acesso irrestrito à sala de exibição às pessoas com TEA e seus familiares, sendo permitido também entrar e sair ao longo da exibição, e os assentos não serão necessariamente numerados.

A matéria determina também que as sessões de cinema, modificadas para atender autistas e seus familiares, transmitirão os mesmos títulos, estreias e lançamentos, sem diferenciação das demais sessões, cujas salas não forem adaptadas a esse público. “A tranquilidade de ter uma sessão de cinema voltada à atenção desse público, apenas induz o conforto, possibilitando a permissão de não prolongar a tensão própria e de seus parentes na realização de tarefas do cotidiano e tão simples como é assistir uma sessão de cinema”, explica Sorgatto ao justificar seu projeto de lei.

Para se tornar lei, o projeto precisa receber o aval das comissões temáticas da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do governador.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.