Acesso à
Transparência

Duas pioneiras são destaque na série Mulheres no Legislativo, que conta história de deputadas que já passaram na Alego

31 de Julho de 2020 às 11:33
Crédito:
Duas pioneiras são destaque na série Mulheres no Legislativo, que conta história de deputadas que já passaram na Alego
Ex-deputada Ana Braga

Almerinda Arantes e Ana Braga são as duas deputadas estaduais que estamparam, recentemente, as redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na série Mulheres no Legislativo. A campanha conta um pouco da história das 30 mulheres que já se elegeram para o cargo no estado.

Nascida em Peixe, hoje estado do Tocantins, Ana Braga foi a terceira mulher a ocupar o cargo de deputada estadual em Goiás. Foi Procuradora do Estado e tinha 24 anos quando ingressou na vida pública como vereadora por Goiânia, em 1947. Já a professora Almerinda Arantes foi eleita deputada estadual pela primeira vez, aos 49 anos. Agradou ao eleitorado e foi reeleita mais duas vezes, nas 4ª e 5ª legislaturas.

A ideia é mostrar o pioneirismo de mulheres como Ana e Almerinda na política do estado de Goiás, mostrando a diferença que cada uma delas trouxe para o Parlamento. Além disso, a iniciativa visa inspirar e encorajar outras mulheres a trilharem esse caminho.

A primeira postagem da série destacou a vida de Berenice Artiaga, eleita em 1951 e reeleita no pleito seguinte. Ela foi a primeira deputada estadual goiana.

O material completo sobre a história das deputadas goianas está inserido no projeto "Mulheres no Legislativo", elaborado e publicado pela Agência Assembleia de Notícias, em entrevistas, onde essas mulheres contam sua trajetória, sua luta e seus desafios. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar