Tutorial Opine Cidadão
No tutorial de hoje, vamos ensinar a você como usar o “Opine Cidadão”. Trata-se de uma plataforma digital vinculada ao site da Assembleia Legislativa que permite aos usuários manifestarem sua posição, favorável ou contrária, sobre qualquer processo legislativo em tramitação.
Lançada em outubro de 2016 pela Diretoria de Tecnologia da Informação, é uma das nossas ferramentas para que você, cidadão, tenha participação direta e ativa nas políticas públicas do nosso estado, fique cada vez mais próximo do Parlamento goiano e participe do processo democrático.
O Opine Cidadão vem ao encontro do que a atual gestão, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), anseia oferecer para a sociedade: mais transparência dos atos deste Poder e mecanismos que aprimorem o debate público.
Confira o passo a passo:
Ao clicar no ícone da plataforma (localizada no canto superior esquerdo), uma aba se abrirá e nela você encontrará uma página com as pesquisas principais, que são “busca de proposições” (pelo número, pelo assunto ou pelo autor da proposta); “proposições publicadas”; e “proposições mais votadas” (na qual será possível conferir um ranking contendo os 12 projetos de lei mais votados). Para acessar essa parte da ferramenta, não é necessário ser cadastrado, mas se você quer opinar sobre as matérias, confira o próximo passo.
No canto superior direito da página principal do Opine há um ícone redondo escrito “entrar”. Se já possui cadastro, é só digitar seu e-mail e a senha criada para poder realizar as votações, ou fazer o acesso por meio da sua conta no Gmail ou no Facebook.
Mas se você ainda não fez o seu cadastro, dentro dessa mesma página é possível encontrar a opção para se cadastrar. São solicitados os seguintes dados: nome completo, e-mail, uma senha para acesso, confirmação da senha, estado e município de onde está efetuando o cadastro.
Após realizar o cadastro, você receberá um e-mail automático com a confirmação do mesmo. Em seguida, o e-mail cadastrado passará a ser seu nome de usuário. Para concluir essa etapa, copie e cole o link informado no seu navegador. Pronto! Você já pode votar em quantos projetos, decretos e demais matérias quiser.
Com cadastro, o usuário do Opine Cidadão tem acesso a mais recursos dentro da página. Em “minhas participações”, por exemplo, você encontra os processos legislativos em que votou. Outro recurso disponível é o “meus favoritos”, nele ficam armazenadas as matérias selecionadas como as suas prediletas. Quando a proposição é marcada como favorita, você recebe uma notificação por e-mail conforme ela tiver novos andamentos.
Opine, em Casa
Em home office, devido à suspensão das aulas em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a professora da rede de ensino municipal de Goiânia, Joice Maia, soube da plataforma por uma servidora da Alego. Em casa, ela fez seu cadastro no Opine Cidadão e ressaltou que pedirá a colegas de trabalho, familiares e amigos que também se cadastrarem.
A professora, que é cadeirante há cerca de quatro anos, afirmou que participará ativamente, votando em matérias que promovam políticas públicas referentes à educação, à garantia de direitos a deficientes, entre outras questões. Joice disse, ainda, que usará a ferramenta como um meio para acompanhar o trabalho do deputado estadual que ela votou e, também, para sondar a opinião popular sobre diversas iniciativas.
"Nessa perspectiva, deixo uma sugestão para a Assembleia Legislativa: Seria interessante se na página do Opine Cidadão fosse adicionado, bem abaixo de cada processo legislativo, um campo onde os cidadãos que votaram pudessem registrar a sua opinião. De preferência, um recurso acessível que possibilitasse que portadores de diversos tipos de deficiência pudessem opinar. Escrevendo, falando, etc".