Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel apresenta proposta que prevê visitas virtuais a pacientes internados com covid-19

03 de Agosto de 2020 às 08:05

Dentre os projetos de lei em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia, está o de nº 2696/20, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que poderá ser apreciado com a retomada dos trabalhos legislativos amanhã, 4 de agosto.

A matéria está sendo relatada pelo deputado Vinícius Cirqueira (Pros) e pretende promover a reaproximação de pacientes internados em isolamento por causa da covid-19 com seus familiares e amigos, através da Política Pública Estadual Visita Hospitalar Virtual. A proposta pretende, ainda, proporcionar às famílias o direito a informações sobre o estado de saúde dos pacientes, através da comunicação virtual, garantindo, assim, segurança para as equipes médicas e para os familiares.

Virmondes lembra da importância do contato com pessoas queridas no processo de recuperação dos pacientes. “É indiscutível que a adoção dessa medida, diante dessa grave crise, tem o condão de proteger tanto os pacientes quanto os trabalhadores da saúde. Todavia, é igualmente indiscutível a relevância da interação social para o processo de recuperação clínica, bem como para elevação do bem-estar e da autoestima dos pacientes.”

Para minimizar os custos de implantação das visitas virtuais, o projeto também prevê a criação de um canal específico para doações de equipamentos que viabilizem a operacionalização das videochamadas, como celulares, tablets e roteadores. O texto prevê também que os materiais poderão ser obtidos pela cessão de itens apreendidos em operações policiais e fiscalizatórias. A proposta contempla os hospitais da rede pública estadual de saúde.

Se o projeto for aprovado, cada unidade ficará responsável pela organização da agenda de visitas virtuais.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.