Marlúcio sugere política pública de combate à dengue
Com o objetivo de reduzir a ocorrência de mortes, de internações hospitalares e a infestação do Aedes aegypti no Estado é que deputado Marlúcio Pereira (PTB) apresentou projeto de lei instituindo a política pública estadual de prevenção e combate a dengue.
As principais diretrizes propostas são a promoção de eventos institucionais nas escolar estaduais, aumento da consciência da população na tomada de cuidados e de prevenção para evitar a proliferação do mosquito, além de qualificar servidores estaduais na área de saúde para diagnósticos, tratamento e reabilitação de pacientes com a doença.
“O motivo dessa proposição vem da nossa preocupação com o risco de epidemia de dengue, doença que pode levar à morte se não forem tomados os cuidados necessários”, explica o deputado. “Com as chuvas fortes da estação, aumentam os riscos de novos focos de criação do mosquito transmissor”.
Conforme Marlúcio Pereira, até março deste ano foram notificados 85.018 casos no País, com destaque para o Estado do Mato Grosso do Sul, com 40 mil casos; Mato Grosso com 5,7 mil; Minas Gerais, 3,7 mil, e São Paulo com 2,9 mil casos.
Em relação aos casos de febre hemorrágica, foram 55 casos com seis óbitos no País. A região Centro-Oeste concentrou 60,3% dos casos. Em Goiás, foram 1.935 registros com uma morte, sendo 772 em Goiânia e 552 em Aparecida de Goiânia.