Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que prevê a alienação de arma de fogo é aprovado na CCJ. Colegiado também apreciou outras 13 matérias

03 de Novembro de 2020 às 14:48
Crédito: Maykon Cardoso
Projeto que prevê a alienação de arma de fogo é aprovado na CCJ. Colegiado também apreciou outras 13 matérias
Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Parlamentares apreciaram 14 proposições durante reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) realizada nessa terça-feira, 3. Das matérias deliberadas, 12 foram aprovadas e duas receberam pedidos de vista do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (MDB).

Dentre as proposituras com relatório favorável aprovado está a de nº 4380/20, assinada pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas), e que teve como relator o deputado Major Araújo (PSL). O projeto busca autorizar os órgãos de Segurança Pública do estado de Goiás a transferirem aos seus integrantes as armas de fogo, por eles utilizadas quando em serviço ativo, em caso de aposentadoria ou transferência para a inatividade.

A matéria regulamenta a alienação das armas, garantindo a transferência pelo valor original de aquisição pela Administração Pública, livre de incidência de tributos e atualização, sendo permitido aos adquirentes o parcelamento do valor, podendo as parcelas serem descontadas, mensalmente, do salário.

Conforme o autor defende na justificativa da proposição, essa medida possibilitaria a aquisição de arma de fogo por meios mais acessíveis, com possibilidade de parcelamento e desconto em contracheque, evitando que, futuramente, esses servidores tenham problemas burocráticos na hora de adquiri-la, devido ao a alto custo.

Coronel Adailton ressalta que o Estado se beneficiará dessa medida, pois haverá economia de valores provenientes da alienação do armamento utilizado por seus integrantes. O parlamentar frisa, ainda, que o Governo recolherá fundos que possibilitarão a renovação e a atualização dos modelos do armamento disponível nas instituições, uma vez que haverá um ciclo de inclusão e descarga de material.

Matérias com vistas

Entre os projetos de lei que receberam pedido de vista, destaca-se o de nº 4246/20, de autoria do deputado Dr. Antonio (DEM), que visa tornar obrigatória a disponibilização de produto antisséptico em banheiros de uso coletivo para higienização dos assentos sanitários. A iniciativa recebeu parecer favorável do deputado Helio de Sousa (PSDB), mas a discussão foi prejudicada após o líder Bruno Peixoto pedir vista.

De acordo com a propositura, o descumprimento da determinação poderá sujeitar ao infrator a advertência e multa prevista no inciso I do art. 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Em caso de reincidência, a multa poderá ser duplicada. Segundo o autor, a medida é de baixo custo e tem como objetivo evitar a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças que podem ser transmitidas pelo contato da pele do usuário com o assento do vaso sanitário.

As matérias aprovadas seguem para apreciação do Plenário. Após passarem nas duas fases de discussão e votação exigidas pelo Regimento Interno da Alego, as proposituras estarão aptas a seguirem para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Confira, abaixo, todas as demais proposições apreciadas na reunião da CCJ dessa terça-feira:

Projetos aprovados

Processo nº 7582/19 - Deputado Delegado Humberto Teófilo - Concede Título de Cidadania goiana a Luciano Hang. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 4242/20 - Deputado Coronel Adailton - Inclui, no Calendário Cívico Cultural e Turístico do estado de Goiás, o Dia da Família Militar. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 4072/20 - Deputado Talles Barreto - Dispõe sobre a implementação de programa de diagnóstico e tratamento da síndrome da depressão nas redes públicas de educação e de saúde, em Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4245/20 - Deputado Delegado Eduardo Prado - Institui o Programa de Prevenção e Combate à Depressão de Crianças e Adolescentes, em Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4176/20 - Deputado Lucas Calil - Dispõe sobre o Programa para Prevenção de Doenças Infectocontagiosas, caracterizadas como epidemias ou pandemias, entre os profissionais de Segurança Pública e da Administração Penitenciária de Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4127/20 - Deputado Jeferson Rodrigues - Declara de utilidade pública a Associação Grupo Família Oliveira, em Águas Lindas de Goiás. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.

Processo nº 3561/20 - Deputado Bruno Peixoto - Altera a Lei n° 20.810, de 15 de julho de 2020, que institui a Política Estadual “Na hora de abastecer, escolha etanol”. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.

Processo nº 4304/20 - Deputado Vinícius Cirqueira - Institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária. Relatado pelo deputado Karlos Cabral. 

Processo nº 3881/20 - Deputado Karlos Cabral - Altera a Lei n° 20.694, de 26 de dezembro de 2019. Relatado pela deputada Lêda Borges. 

Processo nº 4003/20 - Deputado Karlos Cabral - Declara de utilidade pública a Associação Beneficente Cristã O Bom Samaritano, em Trindade. Relatado pela deputada Lêda Borges.

Processo nº 4759/20 - Deputado Lissauer Vieira - Altera a Lei n° 13.025, de 13 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a pesca, aquicultura e proteção da fauna aquática.

Matéria com pedido de vista do líder do Governo

Processo nº 4206/20 - Deputado Coronel Adailton - Altera a Lei n° 18.052, de 24 de junho de 2013, que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), nas áreas de jurisdição das delegacias regionais de polícia. Relatado pelo deputado Major Araújo.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.