Ícone alego digital Ícone alego digital

No, Dia do Doador de Sangue Alego estimula doação de sangue através de várias campanhas

25 de Novembro de 2020 às 20:00
Crédito:
No, Dia do Doador de Sangue Alego estimula doação de sangue através de várias campanhas
Dia do Doador de Sangue

Não há muito o que se comemorar neste dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, uma vez que as doações foram prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Dados do Hemocentro de Goiás revelam queda no estoque de sangue da Hemorrede Pública de Goiás, que apresentou pelo terceiro mês consecutivo um déficit de 36%, enquanto a demanda subiu de 3,2 mil para mais de 4 mil bolsas mensais. “Devido à pandemia, muitos voluntários ficaram impedidos de ir ao Hemocentro, mas é importante reforçar que para quem está em bom estado de saúde, a doação é segura”, informa a diretora do Hemocentro, Denyse Goulart.

No Hospital Araújo Jorge, a situação não é diferente. De acordo com o biomédico responsável pelo banco de sangue, Willian Lima, o hospital registrou uma queda de 30% nas doações de sangue, desde o início da pandemia. “Antes da pandemia, a média era de 50 doações por dia. Hoje, não passam de 35. Enquanto as transfusões diárias variam entre 45 e 50 diariamente. Isso tem comprometido nosso estoque de bolsas e as transfusões, que seguem o mesmo ritmo. Precisamos aumentar o número de doações para atender aos pacientes”, completou Willian.

É importante ressaltar que o banco de sangue do Araújo Jorge é independente, não recebe bolsas do Hemocentro e atende exclusivamente pacientes do próprio hospital.

Já há alguns anos, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) é parceira do Hemocentro para doação de sangue, e nessa data tão importante promoverá mais uma edição da campanha de incentivo à doação de sangue em dezembro. De acordo com o diretor da Seção Médica da Diretoria de Saúde da Segurança do Trabalho, Marcos Antônio Nogueira, a 16ª edição da campanha está prevista para o próximo dia 10 de dezembro, das 8 às 16 horas, na entrada principal do Palácio Alfredo Nasser.

“A parceria Alego-Hemocentro ocorre aproximadamente a cada três meses, sendo disponibilizado um ônibus com profissionais especializados em triagem e coleta de sangue. Com a pandemia do novo coronavírus, a coleta deixou de ser realizada por alguns meses, mas retomaremos a campanha no dia 10 de dezembro”, ressalta Marcos Nogueira.

Questionada sobre a atuação do Parlamento goiano no processo de incentivo e divulgação da importância de doar sangue para salvar vidas, a diretora do Hemocentro observa que os parlamentares têm um poder enorme de articulação e influência na sociedade goiana. Segundo ela, os deputados  poderiam abordar o tema com maior frequência em Plenário, falando sobre a necessidade de doação de sangue e, com isso, mobilizando o interesse de novos doadores de sangue.

"Atualmente, apenas 2% da população é doadora de sangue. Além disso, os deputados poderiam desenvolver programas de incentivo à doação de sangue, sobretudo nos hospitais que são grandes consumidores e promovem poucas ações internas de conscientização da população”, pontua Denyse Goulart.

Para o deputado Helio de Sousa (PSDB), médico e defensor de projetos e matérias voltadas ao incentivo e divulgação da doação de sangue em Goiás, a data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador. “Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. Atualmente, no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue”, pontua o parlamentar, que já apresentou vários projetos em favorecimento do setor.

Parceria Uber

Para fortalecer, incentivar e divulgar a necessidade e a importância de doar sangue, o Hemocentro de Goiás fez uma parceria com a empresa de transporte por aplicativo Uber, que vai oferecer um desconto de 15 reais por trecho percorrido (ida e volta) até o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz, localizado na Avenida Anhanguera, para quem for doar sangue entre os dias 23 e 25 de novembro.

A ação em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, chega com a proposta de facilitar a ida dos voluntários até os hemocentros públicos de todo o país e, assim, ajudar na manutenção dos estoques da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O desconto é válido para toda região metropolitana de Goiânia, e para usar o serviço, basta inserir o código "UBERHEMOGONOV". Segundo a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart, esse tipo de parceria reafirma o compromisso social das empresas com a saúde pública no país e valoriza nossos voluntários em uma data tão especial.

"2020 foi um ano atípico em que a pandemia afastou muitos dos nossos doadores do Hemocentro, mas é importante reforçar que, para quem não faz parte dos grupos de risco, e está em bom estado de saúde, é fundamental que continue fazendo suas doações regularmente. Então, nesta Semana Nacional do Doador de Sangue, aproveite essa parceria com a Uber e venha salvar vidas", convida Denyse Goulart.

Ela orienta também para que os doadores façam o agendamento da doação no Hemocentro previamente pelo site: agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara para ir até a unidade de saúde. "O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia da covid-19", ressalta Denyse.

Além disso, com o agendamento é possível dar agilidade ao atendimento, no entanto, nenhum doador é impedido de doar por falta de agendamento.

Saiba como ativar a promoção na Uber:

No aplicativo da Uber, selecione a opção "Pagamento"

No item "Promoções", selecione a opção "Adicionar código promocional"

Insira o código UBERHEMOGONOV

Por último, clique em "Adicionar"

Agora é só chegar e doar!

*O código é válido para duas viagens tendo o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás como destino.

Projetos em tramitação na Alego

Pelo menos três projetos de lei sobre doação e doadores de sangue tramitam na Alego. Um deles é de autoria do deputado Diego Sorgatto (DEM), e que dispõe sobre a obrigatoriedade de estúdios ou estabelecimentos que realizem aplicação de piercing, tatuagem ou maquiagem definitiva em afixar cartazes informando o impedimento temporário para doação de sangue em Goiás. A proposta prevista no processo n° 2324/20 exige mais rigor sobre doação de sangue para prevenção de possíveis contaminações. A matéria já passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O projeto de lei n° 4248/20, assinado pelo deputado Talles Barreto (PSDB), propõe a inclusão do teste de covid-19 no rol de exames indispensáveis para doação de sangue, tornando obrigatória a sua realização em todas as amostras de sangue dos doadores, em Goiás. A proposta foi encaminhada à CCJ e será relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Há ainda o projeto de lei n° 4759/20, de autoria do deputado Rafael Gouveia (Progressistas), que tem por objetivo alterar a Lei nº 12.121, de 5 de outubro de 1993, que concede estímulos especiais aos doadores voluntários e sistemáticos de sangue, domiciliados em Goiás. A matéria foi aprovada em segunda votação pelo Plenário e aguarda a sansão do governador Ronaldo Caiado (DEM) para se tornar lei e garantir definitivamente que os doadores tenham prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados, quando estiverem com a carteirinha de identificação de doador.

Quem pode ser um doador de sangue ou medula óssea?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.