Virada Ambiental

Crédito: Maykon Cardoso
Virada Ambiental
Plantio de Mudas do Cerrado
Parceria da Assembleia Legislativa com a UFG, o projeto Virada Ambiental promove o plantio de mudas de diversas qualidades nativas de Goiás em quase 190 cidades até o próximo sábado, 28.

Por iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Lucas Calil (PSD), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a segunda edição do projeto Virada Ambiental está ocorrendo desde o dia 22 de novembro e vai até o próximo sábado, 28.

O objetivo principal da iniciativa é o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado em 183 municípios goianos que aderiram ao projeto. Ano passado a meta era o plantio de mil mudas por município, porém,  em 2020, por conta da pandemia da covid-19, cada pessoa poderá plantar a quantidade de mudas que quiser. Uma muda plantada já faz a diferença e será reconhecida pelo projeto.

Na última sexta-feira, 20, houve o lançamento do projeto por meio de um plantio simbólico na Escola de Agronomia da UFG. Na ocasião, o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Resende, representou os municípios goianos. Em seguida, houve um passeio ciclístico saindo da Prefeitura de Hidrolândia com a presença de alguns parceiros.

Ao longo da semana, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) doou mais de 90 mil mudas para que as prefeituras possam plantá-las ao longo da semana. Serão 500 mudas para cada município.

Além dos municípios goianos que aderiram ao projeto, outras cidades do País também estão participando, sendo elas: Independência, no Ceará; Frutal, Alpinópolis, Coqueira e Rio do Prado, em Minas Gerais; e Itagibá, na Bahia. Essa extensão do projeto para o âmbito nacional aconteceu por meio das divulgações feitas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), um dos apoiadores do projeto.

Também são parceiros: Federação Goiana dos Municípios (FGM), Secretaria de Associação Goiana de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Confederação Nacional de Municípios, União dos Vereadores do Estado de Goiás (Uvego), Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). Além do Politizar - projeto de extensão da UFG que simula o universo político da Alego.

Projeto

É um evento anual, instituído pela Lei 20.552, de autoria do deputado Lucas Calil, em que se comemora, no dia 22 de novembro, o “Dia Estadual da Consciência Ambiental”. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio, nas condições do Cerrado.

Durante a comemoração dessa data, toda a comunidade, impulsionada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas, em localidades diversas, com programações distintas e, preferencialmente, ao mesmo tempo. É um convite para que o cidadão possa exercer uma prática sustentável, e realizar sua contribuição efetiva para melhoria do meio ambiente.

O projeto conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Na primeira edição da Virada Ambiental, em 2019, foram plantadas milhares de mudas por todo o estado de Goiás. Mais da metade dos municípios aderiram à ação, cada um responsável pelo plantio de, no mínimo, mil mudas. Em Goiânia, a atividade ambiental foi realizada na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), no Câmpus Samambaia, com o envolvimento de estudantes de escolas da rede pública de ensino.

A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e a recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Agência Assembleia de Notícias