Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral propõe gastronomia e cultura do pequi como patrimônio imaterial goiano

09 de Março de 2021 às 09:27

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 3839/21, de iniciativa do deputado Karlos Cabral (PDT), que busca decretar a gastronomia e a cultura do pequi como patrimônio cultural imaterial goiano.

“Esse fruto é símbolo do Cerrado, tomando-se um dos principais pratos na mesa dos goianos e sendo considerado como o ‘ouro’ do Cerrado”, diz Cabral.

O parlamentar frisa, ainda, que a fruta faz parte da culinária goiana há centenas de anos, desde o início do século XVIII, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis) e Vila Boa (cidade de Goiás), tormando-se parte do regionalismo local.

“Conforme pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de pequi tem um custo de aproximadamente R$ 12.225,94 para uma produção de 20 toneladas na agricultura familiar", diz o parlamentar, destacando que os responsáveis pela comercialização do fruto são, muitas vezes, os próprios agricultores que realizam o plantio e vendem diretamente ao consumidor às margens das estradas.

A propositura foi encaminhada às Comissões Técnicas da Casa para devida análise.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.