Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem a quem produz

10 de Maio de 2021 às 10:00
Homenagem a quem produz
Assembleia Legislativa de Goiás celebra data dedicada a promover a conscientização da população sobre a importância do campo para a economia, o meio ambiente e a sociedade brasileira

Nesta segunda-feira, 10, é comemorado o Dia do Campo. O objetivo da data é promover a conscientização da população sobre a importância do campo para a economia, o meio ambiente e a sociedade. Também é um momento de incentivo à exploração consciente e sustentável de todos os seres humanos e empresas ao meio ambiente, que trabalham direta ou indiretamente com atividades rurais.

Desde a época da colonização, a agricultura e a pecuária são atividades que ressaltam a importância do campo para o desenvolvimento do homem. É considerado o bioma terrestre mais vasto, abrangendo o equivalente a 46 milhões de quilômetros quadrados da superfície do planeta.

Para regulamentar e executar as políticas agrárias no Brasil, o Decreto de Lei nº 1.146/70 estabeleceu o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) como o responsável pela execução das políticas agrárias no Brasil. 

De acordo com o deputado estadual Tião Caroço (DEM), vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa de Leis, a conservação do campo tem sido olhada com empenho pelos produtores do país. “O agronegócio demorou a ser reconhecido, mas hoje, com os avanços tecnológicos, é reconhecido mundialmente como um dos pátios mais modernos e com infraestrutura. Graças à mentalidade evoluída dos produtores, a atividade no campo tem sido olhada com muito carinho. Deixo aqui minha solidariedade e apoio ao homem do campo que aquece a economia nacional, considerando sempre a preservação desse bioma.”

Projetos

Há diversos projetos em tramitação no Legislativo com o objetivo de fomentar a economia por meio do uso do campo e também com a intenção de proteger esse bioma terrestre tão vasto e importante para a sobrevivência humana.

Um exemplo é o projeto nº 5018/21, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), que institui a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo. A matéria está sendo avaliada pelas Comissões Técnicas. A intenção, segundo o parlamentar, é estimular o empreendedorismo rural, no momento em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, com base nos dados do último censo, que o número de jovens que residem na zona rural do país caiu 10% em uma década. “Ainda assim, devemos lembrar que a população urbana depende da produção do meio rural. Assim, é de suma importância criar condições e oportunidades para o jovem permanecer no campo”, explica Cruvinel.

“Propomos a Política Estadual Jovem Empreendedor Rural com o objetivo de capacitar os jovens para que sejam líderes empreendedores, estimular o negócio cooperativo e possibilitar o acesso ao crédito orientado para que possam transformar pequenas propriedades familiares em unidades produtivas e competitivas, permitindo-lhes o exercício de protagonismo estratégico aos interesses do nosso estado e ao futuro de suas famílias e das comunidades a que pertencem”, sustenta o parlamentar em sua justificativa.

Outro importante projeto que estimula os jovens a cuidar do campo é o de nº 1147/20, do deputado Paulo Trabalho (PSL). A proposta busca instituir o Programa Jovem Agricultor no Estado de Goiás, que tem como objetivo estimular a permanência de jovens no meio rural. A intenção é instituir o programa e articular ações que incentivem e estimulem a permanência de jovens no meio rural, dando continuidade ao trabalho dos pais na produção rural e, dessa forma, combatendo a migração campo-cidade.

O texto destaca que, nas últimas quatro décadas, houve uma redução gradativa no número de estabelecimentos rurais produtivos, movimento que coincide com a queda na força de trabalho. Para o parlamentar, é de suma importância proporcionar aos jovens do campo o acesso aos melhores meios tecnológicos de produção e de qualidade de vida aplicada ao meio rural. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.