Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego aprovou lei que criava a Febem em Goiás há 45 anos

20 de Maio de 2021 às 17:52

Há quase 45 anos, em 4 de junho de 1976, era aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, por unanimidade, a Lei Estadual nº 8115, que criava a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de Goiás (Febem-GO) no âmbito do Poder Executivo, nos moldes da Febem de São Paulo. A lei era de autoria do então governador Irapuan Costa Júnior.

A Febem foi criada já sendo uma entidade de direito privado, gozando de autonomia patrimonial, financeira e administrativa e dos privilégios de entidade de interesse público, a ser dirigida por um presidente, que foi, também, o presidente do Conselho Estadual do Bem-Estar do Menor, auxiliado por um vice-presidente, ambos de livre nomeação e exoneração do chefe do Poder Executivo.

A Febem foi criada seguindo, por diretriz, os princípios e normas adotados pela Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor, para o programa de atenção ao menor e prevenção da marginalização, observadas as peculiaridades regionais.

Incumbiria à Febem, então, a assistência, a recuperação, a formação moral, cultural e cívica dos menores desassistidos, abandonados, desajustados e infratores, mediante a formulação e implantação da política do bem-estar do menor, conforme o disposto no artigo anterior.

A Febem seria extinta em Goiás em 1988, pelo Decreto nº 2.996 e, principalmente, pelo Decreto Estadual nº 3006, ambos assinados pelo então governador Henrique Santillo. Coube à então Diretoria da Fundação de Promoção Social incumbida de providenciar, até a data de 30 de outubro de 1988, a liquidação das Fundações extintas pelo art. 1º, podendo, para tanto, praticar todos os atos de gestão necessários ao cumprimento do disposto neste artigo.

Para efeito de liquidação ficou, a partir daquela data, a Diretoria da Fundação de Promoção Social autorizada a responder pela extinta Secretaria de Desenvolvimento Social (recriada outras vezes no futuro).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.