Dia da Biodiversidade

Crédito: Seção de Publicidade
Dia da Biodiversidade
Dia Internacional da Biodiversidade
Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, data instituída em 1992 pela ONU, é momento de reflexão e conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas do planeta.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 103 mil espécies animais e 43 mil vegetais conhecidas pela ciência. Números expressivos que representam muito mais que dados, um tesouro incalculável não apenas para os brasileiros, mas para a população de todo o mundo.

A proteção de toda essa riqueza natural não é algo simples e, para tanto, foi criado o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado neste sábado, 22. A data foi idealizada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.

A data é uma homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Anteriormente, o Dia Internacional da Biodiversidade costumava ser celebrado em 29 de dezembro, data em que entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa de Leis, deputado Lucas Calil (PSD), destaca que o dia foi criado para conscientizar e fazer dessa data um momento para lembrar da relevância da preservação. “A reflexão é válida no mundo todo e a biodiversidade é nossa maior riqueza. Cabe a todos nós preservar e ajudar no que for preciso com medidas de políticas públicas, sendo defensores desses recursos”, disse o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias