Ícone alego digital Ícone alego digital

O escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos é homenageado nas redes sociais da Alego por meio da série "Por Trás do Nome"

01 de Julho de 2021 às 10:45
Crédito: Seção de Publicidade
O escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos é homenageado nas redes sociais da Alego por meio da série "Por Trás do Nome"
Série "Por trás do nome" apresenta Hugo de Carvalho Ramos

Autor de uma das mais importantes obras literárias de Goiás, Hugo de Carvalho Ramos, dá nome a colégio militar da Capital. O escritor é o personagem da semana da campanha Por Trás do Nome, publicada toda quinta-feira nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás.

Foi andando pelo sertão goiano, conversando e anotando o que via e ouvia, que, ainda menino, Hugo de Carvalho Ramos reuniu o material, que anos depois, viraria sua grande obra-prima: Tropas e Boiadas. O garoto acompanhava o pai, que também foi escritor, mas tinha como ofício a magistratura, e, por causa dela, viajava constantemente para atender toda a comarca pertencente à cidade de Goiás. 

Outro hábito que Carvalho Ramos nutriu desde a infância e que também teria grande influência no seu talento para a escrita, foi a leitura. Ainda menino devorava os grandes clássicos da literatura mundial. 

Aos 17 anos se muda para o Rio de Janeiro para seguir os passos do pai e ingressa no curso de Direito.  Também na adolescência, escreve os primeiros contos e, já em 1917, aos 22 anos, publica, pela Revista dos Tribunais, a primeira edição de Tropas e Boiadas. Apesar da intelectualidade, Carvalho Ramos escreve com a linguagem e o simbolismo do homem do sertão goiano, aquele que o menino aprendeu tão bem a conhecer, em suas andanças com o pai.  

A despeito do talento admirável, Hugo de Carvalho Ramos sofria com constantes crises depressivas e em 1921, num desses surtos, se suicidou, aos 25 anos de idade. 

A importância de Hugo de Carvalho Ramos, especialmente da obra Tropas e Boiadas, para a literatura goiana foi reconhecida por um júri selecionado pelo jornal “O Popular”, em 1999. O livro de contos "Tropas e Boiadas"  foi eleito entre as vinte obras literárias mais importantes do século XX, em Goiás.

Nada mais justo que um homem que, em sua rápida passagem por essa vida, deixou uma obra de tamanha relevância, seja homenageado emprestando o nome a uma escola. O Colégio Hugo de Carvalho Ramos é um dos mais tradicionais da cidade e desde que foi transformado em colégio militar, passou a também a ser um dos mais disputados da rede pública do estado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.