Ícone alego digital Ícone alego digital

Henrique Arantes defende permanência de área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

12 de Agosto de 2021 às 15:25

Terceiro deputado a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 12, Henrique Arantes (MDB) usou a tribuna para defender a permanência do tamanho do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A declaração se dá por conta de um projeto recentemente apresentado na Câmara dos Deputados, que prevê a redução da área. 

“O projeto de lei, na verdade, cassa o decreto que foi elaborado pelo presidente Temer, em 2017, ampliando o tamanho do parque em quase cinco vezes. Então, se o projeto for aprovado, ele vai retrair e voltar ao tamanho antigo”, elucidou o parlamentar. “Nós temos poucas áreas que são preservadas de fato do nosso estado, e, se o projeto for aprovado,  vai reduzir bastante o tamanho do Parque Nacional”, ressaltou.

Henrique Arantes ponderou que em Goiás existem apenas dois parques, o que já ocupa uma pequena fração do estado e não traz ameaça ao agronegócio. “Há como trabalhar em conjunto. A nossa produção agrícola é grande e esse parque não derruba a nossa produção”, frisou. “Como defensor do meio ambiente, acho importante dizer que a gente não busca uma briga com o agronegócio. A base do PIB goiano é o agronegócio e o agronegócio não está sendo colocado em xeque por conta do Parque Nacional. Muito pelo contrário!”, completou.

O emedebista destacou, ainda, o crescimento do turismo no parque, que pode gerar rendas ao território goiano. “Há como coexistir, há como trabalhar em harmonia, em convívio e você ter um parque de qualidade, legal e que também traz proventos ao estado”, pontuou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.