Maycllyn busca garantir inserção de recém-graduados no mercado de trabalho
Alterar a Lei nº 20.918, de 21 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do art. 92, inciso X, da Constituição do Estado de Goiás. É o que pretende o deputado Maycllyn Carreiro (PRTB), com o projeto de lei nº 6739/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Maycllyn Carreiro coloca, em sua justificativa parlamentar, que o objetivo da sua proposição é garantir a inserção de recém-graduados no mercado de trabalho, implementando a reserva de vagas para quem se graduou até três anos, tendo como limite final de contagem desse prazo a data da inscrição no processo seletivo simplificado de que trata a Lei nº 20.918/2020.
O deputado ressalta ainda: “A reserva de 20% de recém-graduados garantirá a aplicação do princípio constitucional da igualdade material, ao tratar desigualmente os desiguais. Isso porque aqueles que possuem mais experiência têm acesso mais rápido ao mercado de trabalho. Essa reserva então permitirá que aqueles recém-egressos da faculdade tenham a mesma oportunidade”.
A proposição foi relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo deputado Wilde Cambão (PSD), que foi pela sua aprovação. Em seguida, a matéria foi encaminhada para o Plenário onde será submetida, nos próximos dias, à primeira votação.