Projeto incentiva doação de sangue do cordão umbilical
Tramita na Assembléia Legislativa um projeto de lei que dispõe sobre o incentivo à doação de sangue do cordão umbilical e placentário. O sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos é aplicado em pacientes que necessitam de transplante de medula óssea. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ).
Caso aprovado, o Governo deve criar condições técnicas que viabilizem a adequada coleta de sangue do cordão umbilical e placentário, capacitar os recursos humanos e fazer parcerias com universidades, centros de pesquisa e instituições públicas e privadas.
O autor da matéria, deputado Evandro Magal (PSDB), alegou que o projeto tem o objetivo de colaborar com os cidadãos para salvar vidas. Segundo ele, basta os pais autorizarem a doação, mediante a assinatura de um termo, sendo garantido o sigilo do doador e do receptor.