Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Bruno Peixoto cria campanha permanente de prevenção e tratamento de ansiedade e depressão em Goiás

08 de Setembro de 2021 às 13:08

Tramita na Casa de Leis o projeto nº 6911/21, de autoria do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), que cria a campanha permanente de orientação, informação, prevenção, tratamento e combate ao transtorno de ansiedade generalizada e ao transtorno misto ansioso e depressivo em Goiás.

De acordo com o texto do projeto, o Executivo, principalmente mediante o Ministério da Saúde, vai instituir, promover e coordenar a campanha na qual poderão ser promovidas as seguintes atividades: elaboração e ampla divulgação de material didático impresso e mídias digitais sobre os transtornos, o diagnóstico e o tratamento adequado; realização de ações educativas e eventos públicos de conscientização e sensibilização para levar ao conhecimento da população informações sobre o transtorno de ansiedade generalizada e o transtorno misto ansioso e depressivo; realização periódica de fóruns de debates científicos, palestras, seminários e conferências com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de diagnóstico e tratamento dos transtornos.

Segundo consta no texto, o Poder Executivo terá até 180 dias contados do início da vigência dessa lei para regulamentá-la e criar a primeira campanha.

Peixoto afirma que o Brasil sofre uma verdadeira epidemia de ansiedade e de depressão. “Essas doenças ganharam força com a chegada da pandemia de covid-19 e afetaram a vida da população, comprometendo toda a segurança, bem-estar e convívio social e familiar do paciente. O Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo, colocando o país no topo do ranking no número de casos de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, disse.

Ele acredita que a gravidade desse cenário “impõe a mobilização coordenada do Poder Público e da sociedade civil para combater esse mal.”

A proposta foi encaminhada às comissões técnicas para avaliação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.