Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha Setembro Amarelo: Parlamento de Goiás faz alerta sobre importância da prevenção ao suicídio.

16 de Setembro de 2021 às 10:00
Crédito: Sérgio Rocha
Campanha Setembro Amarelo: Parlamento de Goiás faz alerta sobre importância da prevenção ao suicídio.
Setembro amarelo

Mesmo em tempos em que os protocolos sanitários devem ser obedecidos em decorrência da pandemia de covid-19, o Parlamento de Goiás lembra o Setembro Amarelo com o tema: "Ter empatia É". A campanha é marcada pela distribuição de lacinhos e panfletos acerca da importância da campanha de prevenção ao suicídio nesta quinta-feira, 16, a todas as pessoas que visitam a sede do Poder Legislativo goiano. A ação é coordenada pela Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho. 

Além da distribuição de material educativo a respeito da temática, duas psicólogas da Casa preparam vídeos que estão em veiculação nas mídias do Legislativo estadual. Em reconhecimento à importância da data, desde o início do mês foi instalado um laço amarelao no jardim frontal do Palácio Alfredo Nasser. Durante a noite, a sede do Parlamento de Goiás também recebeu iluminação amarela. Para a próxima semana está programada a realização de um musical, no saguão da Assembleia Legislativa, mas tudo dentro dos protocolos sanitários. 

Um suicídio a cada 40 segundos

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem suas vidas dessa maneira. Os levantamentos da instituição em 2016 também apontam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. 

A referência da criação do Setembro Amarelo data de 1994, em ocasião da morte do jovem Mike Eme, aos 17 anos, que cometeu suicídio, nos Estados Unidos. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia do seu velório, seus pais decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais. 

Inspirado no caso Emme, o Setembro Amarelo foi adotado em 2015 no Brasil, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e Centro de Valorização da Vida (CVV), e busca popularizar a discussão em torno do problema, a fim de ajudar a identificar sinais de alerta e incentivar a prevenção ao suicídio. 

A escolha do amarelo é carregada de significados, porque a cor representa luz, calor, descontração, otimismo e alegria, além de simbolizar o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.