Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego entrega 1,5 mil quilos de alimentos da Corrida Solidária para Projeto Levando Amor, que atende 150 crianças de até 14 anos

21 de Setembro de 2021 às 11:05
Crédito: Sérgio Rocha
Alego entrega 1,5 mil quilos de alimentos da Corrida Solidária para Projeto Levando Amor, que atende 150 crianças de até 14 anos
Doação de alimentos ao Projeto Levando Amor

O Projeto Levando Amor, em Aparecida de Goiânia, recebeu na manhã desta terça-feira, 21, alimentos arrecadados durante a segunda edição da Corrida Solidária, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás. Os 1.534 quilos de doações vão beneficiar às 150 crianças de até 14 anos, atendidas pelo projeto social. 

A entrega foi feita por Kamila Vieira, esposa do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB), que atua à frente da Ação Social do Poder Legislativo de Goiás. Ela ressaltou a importância da chegada dos alimentos ao Levando Amor. “É muito importante, porque esses alimentos vão atender às crianças e a muitas famílias da comunidade que passam por momento de vulnerabilidade”, disse. 

Kamila conheceu o projeto ao ser procurada pela criadora da iniciativa, Francisca Barbosa. Hoje, Kamila também faz parte do projeto Adote o Lanche, que é voltado a beneficiar as crianças atendidas pelo projeto social. 

A gerente do Mesa Brasil, Nayara Cintra, ressaltou a importância da ação do Legislativo estadual quanto à campanha de arrecadação de alimentos. “Sempre estamos em busca de parcerias como essas, importantes para conseguir alimentos e repassar a instituições que atendem famílias em condições de vulnerabilidade”, explica. 

Francisca realçou a importância da doação para o atendimento das crianças, e explicou como começou o projeto, em 2007, em um terreno próximo ao Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, região Metropolitana da Capital. À época, precisava de alguém que cuidasse de quatro dos seus dez filhos para que pudesse trabalhar.

Diante da dificuldade de encontrar alguém responsável o suficiente para ficar com as crianças, decidiu conversar com outras mães na mesma situação. Daí que surgiu o Projeto Levando Amor. Começou com 20 crianças e em menos de um mês, já eram 50. “Ficamos pequenos, fomos para as redes sociais em busca de auxílio e conseguimos construir essa maravilha que temos hoje”, contou, apontando para as salas de aula com estrutura em alvenaria e paredes coloridas com motivos alegre e infantil. 

Estrutura improvisada

No início, as crianças ficavam sob lonas improvisadas e telhas de zinco, com paletes. Após a ajuda das redes sociais, a entidade contou, inclusive, com a doação de uma live do cantor Gusttavo Lima, que contribuiu com R$ 199 mil. O recurso foi investido na construção de 23 casas, 178 cirurgias de laqueadura e a aquisição de 2.122 cestas básicas. 

A ação social atende crianças em situação de vulnerabilidade, de violência doméstica e aquelas cujos pais precisam sair para trabalhar e não têm com quem deixá-las em segurança, ou ainda, as que perderam os pais e moram com parentes. “Aqui, elas ficam em segurança, são alimentadas e as acompanhamos nos estudos, inclusive com controle de frequência nas aulas. Se não estão nas escolas, estão aqui. Não dou chance para aliciadores ou para crianças vagando nas ruas. Nosso compromisso é cuidar delas”, disse Francisca.

O projeto oferece atendimento das 6h30 às 18h30 para a maioria das crianças, mas há casos de mães que trabalham das 14 às 22 horas. Hoje, são 36 crianças neste horário específico. “Também recebemos essas crianças, que chegam aqui por volta do meio-dia”, conta. 

No Levando Amor, das 150 crianças atendidas, 87 ficam em período integral. As outras, fazem a primeira refeição na unidade, em seguida, são encaminhadas para as vans de transporte da prefeitura e seguem para a escola. Ao final das aulas, retornam para a sede da instituição para o almoço e estudos no período da tarde. Enquanto isso, as que estudam à tarde, já fizeram as lições de casa e seguem para a escola. Na volta, o ponto de entrega é a sede da instituição também. 

O projeto ainda conta com o trabalho voluntário de uma pediatra, uma clínica-geral, uma enfermeira e duas psicólogas. Além de outras pessoas que fazem doações voluntárias, como é o caso da ação Adote um Lanche, na qual a pessoa ou grupo de pessoas pode fornecer a merenda de uma refeição para a turminha. 

Entidades beneficiadas

Além do Levando Amor, foram beneficiadas pela arrecadação da segunda edição do Corrida Solidária, 
Associação dos Deficientes Físicos de Goiás (Adfego), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia), Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e Solar Colombino Augusto de Bastos. Além dos servidores, a ação também contou com a colaboração de empresas e de pessoas que não têm vínculo com a Alego.

A primeira edição da Corrida Solidária foi no início da pandemia de covid-19, com o objetivo de fornecer apoio a entidades filantrópicas por meio de uma campanha de arrecadação de alimentos. Neste ano, a ação, realizada de 23 de agosto a 2 de setembro, mais que dobrou as doações de alimentos. Um total de 53.768,80 quilos de produtos foram arrecadados. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.