Ícone alego digital Ícone alego digital

Regulamentação ao serviço de pets shops e clínicas veterinárias é aprovada em segunda votação

21 de Setembro de 2021 às 16:43

Na sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 21, os parlamentares aprovaram, em votação definitiva, o projeto 1486/20. Matéria de iniciativa do deputado Cairo Salim (Pros), o texto visa regulamentar o atendimento e o transporte de animais domésticos por pet shops e clínicas veterinárias. 

Conforme o projeto, caso aprovada a matéria, os estabelecimentos que oferecem serviços de banho, tosa, consultas, estética animal e transporte ficarão obrigados a:

- permitir que o tutor do animal acompanhe os procedimentos, com exceção de casos cirúrgicos;

- garantir o bem-estar do animal durante o transporte, que deve ser feito em veículo identificado;

-  possuir acomodações adequadas para o bem-estar animal;

-  disponibilizar, em placas fixadas nos veículos, os números telefônicos dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e recebimento de denúncias relacionadas a esse tipo de serviço.

Para além dessas obrigações, o texto também aponta que o profissional que realiza o procedimento no animal deverá ser identificado e, ainda, que os estabelecimentos “ficam obrigados a manter um registro atualizado dos profissionais que realizem quaisquer procedimentos com os animais”, sugere o projeto. 

A matéria recebeu 21 votos favoráveis e nenhuma manifestação contrária. O texto agora segue para apreciação do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.