Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Alego Ativa será retomado neste sábado, 25, em Goianira

24 de Setembro de 2021 às 10:00
Crédito: Carlos Costa
Programa Alego Ativa será retomado neste sábado, 25, em Goianira
Fachada da Alego
Programa itinerante da Assembleia Legislativa de Goiás desembarca no município de Goianira, após um ano e meio suspenso devido à pandemia de covid-19. A comunidade local receberá diversos serviços de assistência social gratuitamente oferecidos pela Alego em parceria com instituições públicas e privadas. A população terá, também, serviços jurídicos, de saúde e de capacitação profissional. Serão distribuídas plantas do Cerrado e haverá atividades culturais e de entretenimento.

A Assembleia Legislativa de Goiás prepara, com muita expectativa, a retomada do programa Alego Ativa. Após um ano e meio sem que a iniciativa pudesse ser promovida nos municípios goianos, em decorrência da pandemia provocada pela covid-19, neste sábado, 25, será realizada a nona edição. O programa itinerante desembarca em Goianira, na região Metropolitana de Goiânia, para realizar diversos serviços de assistência social nas áreas mais vulneráveis da comunidade local e regional.

Nas oito edições realizadas entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020, o clima foi de festa entre os moradores, que receberam diversos serviços gratuitamente, oferecidos pelo Parlamento goiano, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, por meio de acordo de cooperação técnica. O Alego Ativa é uma iniciativa da Mesa Diretora desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), e tem como objetivo fortalecer a relação da Casa com os municípios. O programa faz parte de um pacote de ações da Assembleia voltadas a ampliar a representatividade e o seu envolvimento com a sociedade.

“Após mais de um ano sem edição, estamos com muita expectativa para a retomada do Alego Ativa. Esse programa é uma grande conquista do Legislativo, pois conseguimos levar benefícios à população do interior. E tudo acontece através de parcerias com o poder público, então vejo que é um ganho para todos os lados. Iremos retomar seguindo os protocolos sanitários, com todo cuidado, para continuar beneficiando os cidadãos do interior com serviços e cursos profissionalizantes que fazem a diferença na vida das pessoas”, ressalta Lissauer. 

Piloto para próximas edições

Segundo o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, Gustavo Sintra, a escolha de Goianira para a retomada da ação foi feita devido à proximidade com a Capital e o evento será um piloto para a realização das próximas edições. Entretanto, além daquele município, a ação envolve 25 localidades, o que faz do Alego Ativa um evento regional. “Seguiremos todos os protocolos sanitários, inclusive com aferimento da temperatura da equipe e da comunidade que irá buscar pelos serviços oferecidos.”

Sintra explica, ainda, que, nas tratativas para a realização do evento junto à prefeitura, foram levadas em consideração as condições da comunidade do Residencial Triunfo. “São cerca de 40 mil famílias que necessitam de apoio”, esclarece, além de pontuar que, apesar de o residencial ainda estar no município de Goiânia, tem muitas das suas necessidades atendidas por Goianira. 

Programação

A ação prevê a oferta de serviços como: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento (primeira e segunda vias), Registro Civil de Casamento (segunda via) e CPF; e ainda: corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de árvores do Cerrado. 

Nessa edição do Alego Ativa, a comunidade também poderá contar com os seguintes atendimentos da área de saúde: dentista, dermatologista, cardiologia, pediatria, psicologia, profilaxia da dengue, vacinação contra febre amarela e H1N1, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consulta de Banco de Olhos. Vacinação antirrábica também estará disponível no evento e os moradores devem levar seu cães e gatos para a imunização.

A população será atendida pela carreta de panificação (Sesi/Senai) e terá corte de cabelo (Sesc/Senac); coleta de sangue (Hemocentro), cadastramento para vagas de estágio (Fieg-IEL), consulta Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e negociação de dívidas (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL); atendimento jurídico (Defensoria Pública), atendimento e orientações (Agência Goiana de Regulação - AGR), emissão de guias (Detran-GO) e atendimento ao produtor rural (Faeg/Senar).

Os temas “Foto e vídeo para aumentar vendas”; “Primeiros socorros”; “Excelência de atendimento ao público”; “Matemática para o Enem”; “Oficina de chocolate”; “Conceitos básicos de informática e redes sociais” serão ministrados nos cursos de capacitação durante o evento. As seguintes palestras também poderão ser conferidas: “Setembro Amarelo: valorize-se, você é precioso”; “Fortalecimento da agricultura familiar” (projeto cerveja de mandioca); e “irrigação e conservação do solo”.

A nona edição do Alego Ativa contará com os seguintes parceiros: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Edições anteriores

Os municípios já contemplados com as ações do projeto foram os seguintes:

1ª Edição - Acreúna (31/05/19)
2ª Edição - São Simão (29/06/19)
3ª Edição - Luziânia (31/08/19)
4ª Edição - Alvorada do Norte (28/09/19)
5ª Edição - Catalão (19/10/19)
6ª Edição - Anápolis (30/11/19)
7ª Edição - Niquelândia (14/12/19)
8ª Edição - Itapuranga (29/02/20).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.