10ª Edição do Alego Ativa

19 de Outubro de 2021 às 12:45
10ª Edição do Alego Ativa
Programa chega a Morrinhos no sábado, dia 23, com serviços gratuitos para a comunidade. É a 2ª edição do evento após a pandemia, com a retomada das ações em prol da população do interior goiano.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará no sábado, 23, a décima edição do programa Alego Ativa, no município de Morrinhos, situado a 132 km de Goiânia. O evento terá lugar no estacionamento da empresa Complem, à rua Professor José do Nascimento com a Rua 11, a partir das 8 horas.

“Nossa expectativa para a realização dessa segunda edição do Alego Ativa desde que foi retomado, neste período de pandemia, está muito grande. No último evento, em Goianira, notamos que a procura pelos serviços oferecidos superou as estimativas e não tenho dúvida de que, em Morrinhos, será um sucesso novamente”, ressalta o presidente do Parlamento de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB).

“Temos muita satisfação em realizar esse programa, pois vai ao encontro do que idealizamos para essa gestão, que é aproximar a população do Legislativo, fazendo com que ela se sinta parte do trabalho que fazemos, até porque, ele é realizado em benefício das pessoas, para melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento dos municípios goianos”, afirma Lissauer.

A nona edição ocorreu no município de Goianira, na região Metropolitana de Goiânia (RMG), e marcou a retomada da iniciativa, no dia 25 de setembro. A ação registrou 7.649 atendimentos, distribuídos entre os 57 serviços oferecidos à comunidade, nas áreas de assistência social, médica, jurídica e, ainda, cursos e oficinas profissionalizantes. O balanço das atividades foi feito pela Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa.

Para a edição de Morrinhos, a ação tem um novo diferencial, abrindo espaço para os músicos que integram o quadro de trabalhadores da Alego. O programa, reconhecido como uma grande festa da cidadania nos municípios goianos, abre espaço em seu palco para os talentos musicais. Os interessados precisam se inscrever, entrando em contato com a Diretoria de Assuntos Institucionais, no ramal 3416.

Programação completa

A ação prevê a oferta de serviços como: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento 1ª e 2ª vias, Registro Civil de Casamento (2ª via) e CPF; e ainda corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de árvores do Cerrado.

Estão confirmados para esta décima edição do Alego Ativa, atendimentos em saúde com: dentista, dermatologista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consulta no Banco de Olhos.

Estaraão presentes no evento: corte de cabelo (Sesc/Senac), coleta de sangue (Hemocentro), consulta SPC e negociação de dívidas (FCDL), atendimento jurídico (Defensoria Pública), atendimento e orientações (AGR), emissão de guias (Detran-GO), atendimento ao produtor rural (Faeg/Senar).

Além dos atendimentos, serão promovidos os cursos: Foto e vídeo para Aumentar Vendas, Primeiros Socorros, Excelência de Atendimento ao Público, Como Planejar uma Empresa de Sucesso (com o Sebrae); Como se Tornar Empreendedor Individual, Aspectos Tributários no Agronegócio e as Formas de Financiamento Privado, e Matemática para o Enem.

Parceiros da ação

A décima edição do Alego Ativa contará com os seguintes parceiros: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Morrinhos, Prefeitura de Morrinhos, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Municípios já contemplados com as ações do programa

1ª Edição - Acreúna (31/05/19)

2ª Edição - São Simão (29/06/19)

3ª Edição - Luziânia (31/08/19)

4ª Edição - Alvorada do Norte (28/09/19)

5ª Edição - Catalão (19/10/19)

6ª Edição - Anápolis (30/11/19)

7ª Edição - Niquelândia (14/12/19)

8ª Edição - Itapuranga (29/02/20)

9ª Edição - Goianira (25/09/21).

Agência Assembleia de Notícias