Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais propõe reconhecimento oficial da Festa do Marmelo, em Cidade Ocidental

22 de Agosto de 2025 às 07:07

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou o projeto de lei nº 20126/25, que dispõe sobre o reconhecimento da Festa do Marmelo como patrimônio cultural e imaterial goiano. A festividade é comemorada anualmente no Quilombo Mesquita, localizado no município de Cidade Ocidental.

Segundo a justificativa do legislador, o reconhecimento se dá pela importância do evento, que se constitui como um espaço de fortalecimento de identidade, resistência cultural e preservação dos saberes e modos de vida transmitidos entre as gerações. Ele explica que, durante a festa, ocorrem diversas manifestações culturais e religiosas, além de apresentações musicais, danças e a partilha de pratos típicos à base de marmelo, fruto historicamente cultivado pela comunidade. O evento simboliza a relação com a terra, a memória de seus antepassados e a luta pela manutenção de sua história.

Na proposição o legislador coloca que o reconhecimento oficial da Festa do Marmelo reforça o compromisso com a preservação do patrimônio histórico-cultural goiano, valorizando as comunidades quilombolas e promovendo a diversidade cultural do estado. Além disso, a medida contribui para a promoção do turismo cultural e a geração de renda na região, consolidando a festividade como um evento de interesse para todo o estado de Goiás.

O projeto de lei seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.