Ícone alego digital Ícone alego digital

Delegada Adriana Accorsi propõe Título de Cidadania a religiosa canadense

05 de Novembro de 2021 às 10:37

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 8129/21, que propõe conceder o Título Honorífico de Cidadania Goiana à religiosa Maria de Deus Aguiar Raposo. O projeto será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuído para a relatoria.

Maria de Deus Aguiar Raposo nasceu em 3 de julho de 1962, no município Terrace, da província de Colúmbia Britânica, no Canadá, sendo a mais velha dos cinco filhos do casal de portugueses Manuel Raposo e Maria de Lourdes Raposo, que migraram para o Canadá nos anos de 1950. Ela é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Northwest Community College no Canadá.

Em 11 de agosto de 1983 chegou ao Brasil pelo Rio de Janeiro, foi para Brasília e depois, de carro, à cidade goiana de Pirenópolis, sede da Associação Aldeia da Paz. Durante nove meses, desenvolveu uma série de trabalhos na cidade, visitou famílias carentes, cuidou de crianças/adolescentes e das idosas institucionalizadas. No ano de 1986, em conjunto com o monsenhor Mata, fundou a Congregação das Irmãs Missionárias dos Pobres de Santa Terezinha do Menino Jesus, com a aprovação do bispo da Diocese de Anápolis a época, Dom Manuel Pestana.

A congregação foi criada para auxiliar nas atividades da Associação Aldeia da Paz, atuando à frente de todas as casas mantidas pela entidade no Brasil — Anápolis, Corumbá de Goiás, Gama (Distrito Federal), Pirenópolis, Saubara (BA) e Santo Antonio do Descoberto (GO) — e também nas do Canadá e de Portugal.

A Aldeia da Paz atuou na assistência de crianças, jovens, adultos e também idosas, ou seja, em todas as fases etárias, acolhendo aqueles que se encontravam em vulnerabilidade econômica e social. Irmã Maria de Deus esteve sempre ao lado do monsenhor Mata na condução deste trabalho. Já passaram pelas casas da Associação Aldeia da Paz mais de 20 mil crianças e mais de 250 idosas.

Atualmente, a entidade conta com três creches em Goiás (Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Santo Antônio do Descoberto), que assistiam a mais 145 crianças, além da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade de Pirenópolis, que cuida de 19 idosas em tempo integral.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.