Doutor Valdir pretende antecipar vacinação contra febre amarela na Casa
O deputado Doutor Valdir Bastos (PR) pretende antecipar nova rodada de vacinação na Assembélia para depois do carnaval. A campanha de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, segundo a Divisão de Saúde e Promoção Social, está marcada para os dias 25, 28 e 31 de março.
Nem todos os servidores da Casa foram vacinados nas campanhas de setembro e novembro, apesar de a maior parte dos funcionários ter sido imunizada.
O deputado alerta que os sintomas da febre amarela são muito parecidos com os da dengue: febre alta, vômito diarreia e dor de cabeça. Ao final do ciclo o paciente fica com tom amarelado. De acordo com o parlamentar, que também é médico, o período de incubação do vírus é de 7 dias, mas os sintomas aparecem rapidamente.
Em razão do surto que atenge vários estados do país, Doutor Valdir aconselha a população a procurar as unidades públicas de saúde para se vacinar. As únicas contra-indicações são para usuários de medicamentos imuno supressores. Ele explica que pessoas com o sistema imunológico debilitado como, os portadores de HIV, correm maior risco de morte.