KGL apresenta projeto que incentiva a exportação da indústria goiana de vestuário
Foi apresentado à Assembleia Legislativa o projeto nº 8303/21, de autoria do deputado Chico KGL (DEM), cujo objetivo é incentivar a exportação da indústria do vestuário goiano.
O projeto dispõe de um conglomerado de diretrizes e metas que estabelecem a criação de um conselho gestor, acesso a mercados prioritários, bem como ferramentas para acessar esses e logísticas para exportação, todos com objetivo de incentivar e orientar as empresas a alcançar o mercado exterior.
A iniciativa tem como princípio a valorização do trabalho livre e da livre iniciativa, promovendo a troca de experiência entre agentes de comércio exterior, fomentando as exportações do segmento no estado. Entre as metas, destacam-se a promoção e acesso a novos mercados internacionais, contribuindo para o crescimento econômico do estado e do país. Além disso, a propositura pretende facilitar o acesso a linhas de crédito e promover infraestruturas de logística de escoamento de produção, favorecendo o comércio exterior.
O deputado defende, ainda, que seja criado um Conselho Gestor, com representantes das Secretarias de Economia, de Indústria e Comércio e de Assistência Social, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), do Poder Legislativo e representantes envolvidos no sindicato e associação representativa da categoria. KGL estabelece que esse conselho se reúna ao menos uma vez ao ano. Assim, será possível debater e deliberar ações estratégicas para o setor.
Acesso a mercados e políticas de incentivo
KGL determina no projeto que o Estado de Goiás atuará junto ao mercado internacional, por interlocuções permanentes, para fortalecer as relações diplomáticas e acelerar as negociações. O projeto também instaura ao poder público a confecção de um mapa de mercado prioritário, criado a partir de instrumentos de inteligência comercial.
A matéria determina, também, que o poder público se comprometerá em adotar ações de promoção comercial que reiterem, perante o mercado internacional, a imagem de Goiás como estado forte, sério e seguro no segmento do vestuário. Também preconiza o objetivo de reduzir os custos de logísticas, e ampliação dos investimentos em infraestrutura para aperfeiçoar os processos de importação e exportação.
Na justificativa da matéria, KGL expõe que o alinhamento do poder público em ações institucionais pode incentivar as empresas menos assistidas a iniciarem suas atividades exportadoras de forma segura. Além disso, o deputado estabelece que a inciativa irá valorizar o pluralismo de ideias e concepções, por meio de diálogos constantes entre o poder público e a iniciativa privada.
O deputado ressalva que a aplicação das medidas previstas no projeto vai gerar emprego e renda e inclusão social. KGL entende que a matéria promoverá o bem-estar social e atenderá a sociedade goiana em sua necessidade de crescimento econômico.