Ícone alego digital Ícone alego digital

Santa Helena de Goiás é o destaque da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Alego

16 de Novembro de 2021 às 08:02
Crédito:
Santa Helena de Goiás é o destaque da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Alego
Santa Helena de Goiás é o destaque desta semana da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Alego

Localizada no sudoeste do estado, a 209 km de Goiânia, Santa Helena de Goiás tem aproximadamente 39 mil habitantes. A cidade, que faz divisa com os municípios de Rio Verde, Acreúna e Maurilândia, é o destaque da publicação da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa. A campanha apresenta semanalmente um dos 246 municípios goianos e conta um pouco da história deles, da economia, do turismo e também algumas curiosidades.

A história de Santa Helena de Goiás começou com a chegada da família de Custódio P. Vêncio, que veio de Buriti Alegre, em 1934, com o propósito de adquirir terras para fundar uma nova cidade. As obras começaram efetivamente em outubro de 1941 e o distrito foi fundado em 14 de outubro de 1943 com o nome de Ipeguari. Apenas em 1º de janeiro de 1949 foi adotado o nome atual.

A cidade também é marcada pela agropecuária, destacando inicialmente o plantio de arroz, banana e café. Além disso, o município tem indústrias, e uma usina de álcool e açúcar. Uma curiosidade é que Santa Helena de Goiás já foi considerada a capital nacional do algodão, para o que contribuiu a vinda de vários produtores da Alta Mogiana Paulista e do Triângulo Mineiro. No município, as antigas algodoeiras que saíram de funcionamento foram inclusive reaproveitadas em novas construções.

As estatísticas apontam que a economia na cidade segue crescendo e a população tem aumentado nos últimos anos. Em 2007, Santa Helena contava com aproximadamente 34 mil habitantes, e hoje tem 5 mil pessoas a mais. Para os moradores do município, o crescimento é visível e a expectativa é que continue assim nos próximos anos. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.