Ícone alego digital Ícone alego digital

Politizar na Assembleia Cidadã

30 de Novembro de 2021 às 18:50
Crédito: Sérgio Rocha
Politizar na Assembleia Cidadã
Politizar
A pontuação do concurso, realizado na 24ª Conferência da Unale, foi divulgada nesta 3ª-feira, 30. O programa da Alego, desenvolvido em parceria com a UFG, levou a melhor nota técnica da comissão julgadora.

O programa Politizar, desenvolvido por esta Casa de Leis em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), foi finalista do concurso Assembleia Cidadã, na 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O projeto conquistou a maior nota da comissão julgadora do evento, de acordo com a pontuação divulgada nesta terça-feira, 30.

A conferência aconteceu na modalidade híbrida entre os dias 24 e 26 de novembro, data em que os projetos foram analisados por membros da Unale e receberam votos do público e demais participantes do Congresso. No critério técnico, o Politizar alcançou o primeiro lugar, com a maior nota, avaliada em 33,4, no modo geral da categoria de projetos especiais. 

No processo global de votação, o Politizar ficou em segunda colocação, atrás da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que venceu o concurso com o programa Lideralepe. O reconhecimento do Assembleia Cidadã é concedido a projetos que visam humanizar o serviço público e o Poder Legislativo, promovendo o bem-estar da sociedade. 

O projeto Politizar recebeu, da Comissão Julgadora do concurso, as seguintes notas: Senado Federal, nota 9; Tribunal de Contas da União, nota 8; Ouvidoria Geral da União, nota 8.2; e Escola Nacional de Administração Pública, nota 8.2.

O Politizar foi indicado ao concurso pelo presidente da 19ª Legislatura do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB). O legislador prestigiou o evento, realizado em Campo Grande (MS), de forma presencial, e hoje comemora o triunfo. “Esse resultado nos deixa muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo com esse grande projeto”, frisou. 

“Através dessa importante iniciativa, realizada em parceria com a UFG, estamos proporcionando aos jovens e estudantes a oportunidade de vivenciarem de perto a rotina legislativa, reforçando, dessa forma, a proximidade entre o Poder Legislativo e toda a sociedade goiana. Além disso, vale destacar, ainda, que do Politizar já saíram projetos relevantes que viraram leis em Goiás. Sem dúvidas, um programa que tem gerado bons frutos para a nossa Casa de Leis, para a comunidade universitária e para toda a população do estado de Goiás”, acrescentou o deputado.

Oportunidades

Coordenadora do Politizar desde o ano de 2013, Mariza Barbosa também celebrou a conquista. “Estamos muito felizes. Primeiramente, por saber que estamos entre os melhores projetos brasileiros que participaram da conferência e, segundo, por estar em primeira posição da comissão julgadora. Vamos continuar o nosso trabalho em busca do crescimento”, salientou a orientadora. 

O Politizar tem como objetivo aproximar estudantes universitários do Poder Público, especificamente, do Legislativo, além de contribuir com a formação cidadã e educação política dos acadêmicos. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro do Parlamento estadual. 

Homenagem

Durante a 24ª Conferência da Unale, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira, foi, ainda, homenageado com o “Troféu Gratidão”. O tributo foi um reconhecimento pela parceria e trabalho realizado à frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas.

Na ocasião, o parlamentar parabenizou o evento, marcado esse ano pela celebração do jubileu de prata da entidade. “São 25 anos de história de fortalecimento das assembleias legislativas. Conseguimos trocar experiências e cuidar da vida das pessoas dos estados que representamos. Ainda estamos saindo da pandemia, mas essa 24ª Conferência ficará para a história”, frisou Lissauer.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.