Ícone alego digital Ícone alego digital

Em sessão especial proposta por Lêda Borges, Alego entrega Títulos de Cidadania e Certificados de Honra ao Mérito Legislativo

03 de Dezembro de 2021 às 07:05
Crédito: Valdir Araújo
Em sessão especial proposta por Lêda Borges, Alego entrega Títulos de Cidadania e Certificados de Honra ao Mérito Legislativo
Sessão especial de entrega de Título de Cidadania Goiana

A deputada tucana Lêda Borges conduziu sessão especial extraordinária na noite dessa quinta-feira, 2, em que concedeu Título de Cidadania Goiana e Certificado de Honra ao Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Goiás. O evento teve lugar no plenário Getulino Ariaga da Casa. Na oportunidade, também foram agraciadas com o título de cidadania duas personalidades a convite do deputado Talles Barreto (PSBD), que compôs a mesa e presidiu os trabalhos, enquanto Lêda se dirigiu aos presentes. 

A solenidade foi prestigiada pelo ex-deputado Euler Morais e pela vereadora Cláudia Aguiar, de Valparaíso de Goiás 

Em seu pronunciamento, Lêda destacou que a função parlamentar proporciona muitas atribuições, como a fiscalização dos gastos públicos, do bom funcionamento dos serviços oferecidos para a população, a destinação de emendas parlamentares, além da defesa, na tribuna, dos interesses do povo goiano. "Mas, tão relevante quanto, é poder reconhecer aqueles cidadãos que, no seu cotidiano, melhoram a vida das pessoas e melhoram a sociedade. Por isso é tão especial receber todos vocês aqui nessa noite.”  

Ordem e paz

Lêda reafirmou seu reconhecimento aos policiais militares Genilson José da Silva, Ricardo Ferreira da Silva, Danielly Soares Moreira, Itamar Fernandes Veleda, Andreh Lourenço Sousa Miranda e Lucas Fernando Costa Fernandes, pelos seus relevantíssimos serviços prestados a Goiás, na garantia da ordem e da paz entre os goianos. 

"Faço um cumprimento muito especial aos meus queridos amigos Valério dos Santos Antony e Donato Junio Silva de Miranda, com os quais tive o privilégio de conviver mais perto nos últimos tempos, em especial durante minha última campanha à Prefeitura de Valparaíso de Goiás", pontuou a deputada 

Lêda ressaltou que eles foram auxiliares responsáveis, generosos e que muito a ajudaram. "Mas além disso, são dois jovens policiais que honram a farda e que muito fazem diariamente pela segurança do povo de Valparaíso. Em nome de todos esses heróis e heroínas, estendo meu reconhecimento a todos os membros da gloriosa Polícia Militar de Goiás”, acentuou.  

Na sequência, entre as homenageadas, Lêda citou de maneira especial a jornalista Aurineth da Silva Fiorentino, a Neth. "Ao lhe homenagear, Neth, sinto que estou também homenageando a todos os membros da imprensa, profissionais tão importantes para a transparência no serviço público e para a democracia”, sublinhou.  

A parlamentar fez questão de citar o empresário Miguel Luccas Mesquita: "Trata-se de um amigo querido, de todas as horas, que nunca me faltou. Ele é, acima de tudo, um grande benfeitor de Valparaíso de Goiás, empresário arrojado e que contribui muito com o desenvolvimento de nossa cidade.”  

Lêda também nominou um companheiro ausente. “E para encerrar, homenageio o saudoso companheiro José Juarez Viana, aqui representado pela sua família. Juarez foi uma pessoa fundamental na minha vida pública. Na verdade, foi muito por recomendação dele que assumi o cargo de primeira secretária de Educação de Valparaíso de Goiás”, relembrou. 

Lêda disse que teve a honra, como prefeita, de ter Juarez como seu secretário municipal. "Homem público, empresário, cidadão amante da cultura, apaixonado pela sua terra natal, Oliveira, Minas Gerais, e da cidade que escolheu para viver, Valparaíso, onde foi um de nossos mais relevantes pioneiros.” 

Para a parlamentar, homenagear Juarez Viana e Miguel Luccas é homenagear todos aqueles, que, assim como ela, amam Valparaíso e toda a região. "E em deferência à memória de Juarez e de todos os que continuam aqui, renovo o meu compromisso de trabalhar ainda mais em prol de nosso povo!”, comprometeu-se Lêda. 

Contribuição no esporte e educação

Ao fazer uso da tribuna, o deputado Talles Barreto ressaltou a importância do reconhecimento que estava sendo outorgado naquele momento. “O Título de Cidadania Goiana enaltece aqueles que não nasceram em Goiás, mas que contribuíram e contribuem com o crescimento de Goiás”, frisou, mencionando a professora homenageada, Maria Cristina Bonetti, pela atuação na área da Educação, e Fábio Sodré, pelo que contribuiu para o esporte no estado.

“Com grande satisfação nos referimos a seus nomes. Fábio é um carioca que se apaixonou pelo pequi. E Maria Cristina realiza importante trabalho como pesquisadora. É gratificante homenagear essas pessoas com tamanha contribuição nas áreas da educação, cultura e esporte. Recebam essa honraria com nosso carinho e respeito”, ressaltou.

Reconhecimento

A jornalista Aurineth, ao agradecer o reconhecimento, relembrou seu início de carreira na capital do estado de Rondônia, após sua chegada de Guarajamirim, sua cidade natal. A comunicadora enunciou sua atuação naquele estado durante oito anos, e sua mudança para Goiás, onde atua há 15 anos, e a forma como foi recebida. Por fim, agradeceu pelo reconhecimento e ressaltou a importância do jornalista como um elo entre a população e o poder público. 

Em sua fala, a professora Maria Cristina citou um trecho do livro de Levítico, na Bíblia, que trata de estrangeiros para o cristianismo. “Jesus se apresenta como estrangeiro”, ressaltou. “A experiência humana é uma experiência constante de ser acolhido e de acolher. A Alego proporciona que nós, estrangeiros, deixemos de viver às margens da sociedade.”

Maria Cristina contou que há 50 anos vive em Goiás, e sentiu desconforto enquanto foi tratada como  estrangeira nas terras goianas. Fato que agora se transforma com o reconhecimento recebido no Parlamento estadual.
Ao finalizar sua fala, aproveitou para cobrar uma maior valorização da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e de seus profissionais. 

Superintendente de Fiscalização da Secretaria de Finanças de Valparaíso de Goiás, Rafael Silva Viana, representando o pai homenageado (In Memoriam), Juarez Viana, relembrou a história de contribuição do de seu genitor para o município. “Vamos guardar o título com carinho”, afirmou. 

Sodré relembrou como foi sua vinda para Goiás. “Quanta honra ser chamado de cidadão desse estado, que me abraçou e me acolheu”, assinalou, emocionado pela receptividade nos últimos seis anos em que se encontra em Goiás. 

Ele pontuou o trabalho realizado na gestão do Estádio Olímpico e do Centro de Excelência do Esporte, além de relatar o caminho percorrido até os dias atuais em sua vida profissional. 

Último a fazer o uso da fala, o segundo sargento Veleda discursou em nome dos homenageados. Ele ressaltou a satisfação de representar a instituição militar e a importância do reconhecimento recebido pelo trabalho dos policiais na defesa da sociedade. 

Lista dos agraciados 

Título de Cidadania Goiana (Lêda Borges)

  1. Aurineth da Silva Florentino
  2. Ivo Locatelli
  3. José Juarez Viana (In memorian)
  4. Juraci Pereira Araújo

Título de Cidadania Goiana (Talles Barreto)

  1. Fábio Sodré
  2. Maria Cristina de Freitas Bonetti

Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

  1. Andreh Lourenço de Sousa Miranda
  2. Danielly Soares Moreira
  3. Donato Junio Silva de Miranda
  4. Genilson José da Silva
  5. Itamar Fernandes Veleda
  6. Lucas Fernando Costa Fernandes
  7. Miguel Luccas Mesquita 
  8. Ricardo Ferreira da Silva
  9. Valério dos Santos Antony
Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.