Ícone alego digital Ícone alego digital

Comenda Professor Nion Albernaz poderá ser entregue a alunos que tenham se destacado na realização de trabalhos literários

31 de Janeiro de 2022 às 12:56
Crédito: Hellenn Reis
Comenda Professor Nion Albernaz poderá ser entregue a alunos que tenham se destacado na realização de trabalhos literários
Deputado Thiago Albernaz

Está sendo analisada pela Assembleia Legislativa a matéria de nº 8267/21, que tem o objetivo de alterar a Lei nº 20.001, de 07 de março de 2018, que institui a Comenda Professor Nion Albernaz. A honraria é concedida a diretores e lideranças inspiradoras com resultados positivos e a estudantes que se destacaram no ano letivo. O gesto valoriza e reconhece publicamente o empenho deles, estimulando os demais a continuarem aprimorando as práticas escolares na rede pública estadual de ensino.

A iniciativa pretende criar parágrafo específico estendendo o benefício aos estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e médio, que tenham se destacado na realização de trabalhos literários. A mudança na legislação foi proposta pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), neto de Nion.

A comenda homenageia, desde 2018, o professor e político Nion Albernaz, falecido em setembro de 2017, aos 87 anos de idade. Além de ter atuado como deputado federal, vereador e prefeito de Goiânia, esse último por três mandatos, Nion trabalhou, por seguidos anos, como professor de matemática no Colégio Lyceu de Goiânia.

Na justificativa da matéria, Thiago Albernaz frisa que o avanço tecnológico facilitou as pesquisas e, consequentemente, diminuiu o hábito da leitura entre os jovens. “Dessa forma, a proposta mostra-se de grande importância, tendo em vista o incentivo à leitura e à escrita por parte dos jovens, melhorando o raciocínio, o vocabulário, a interpretação e propiciando senso crítico, bem como conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos”.

A propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e encontra-se sob relatoria do deputado Rubens Marques (Pros). Se a relatoria manifestar parecer favorável, o colegiado precisará dar seu aval para que o projeto esteja apto a ser apreciado pelo Plenário da Alego. Recebendo sinal verde em duas fases de votação, as mudanças propostas por Thiago Albernaz estarão aptas a ser sancionadas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) e mais alunos poderão receber a comenda.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.