Ícone alego digital Ícone alego digital

Minissérie nas redes sociais da Assembleia conta a história de quase 60 anos da atual sede do Legislativo goiano

11 de Fevereiro de 2022 às 09:20
Minissérie nas redes sociais da Assembleia conta a história de quase 60 anos da atual sede do Legislativo goiano

Quase 60 anos de história como sede do mais representativo dos Poderes no Estado, o Palácio Alfredo Nasser faz parte e ajuda a contar a história de Goiânia e de Goiás. A sede própria do Legislativo, na Alameda dos Buritis, foi inaugurada no dia 1º de março de 1962. Na época, o Parlamento goiano se encontrava na quarta Legislatura (1959-1963) e seu presidente era Luiz Fernando da Silva (PTB). Na inauguração, o prédio recebeu o nome de Palácio dos Buritis. Posteriormente, por projeto de lei do então deputado Ary Valadão, a sede da Alego recebeu o nome de Palácio Alfredo Nasser.

Além de ter abrigado a sede do Legislativo de Goiás, o prédio é também um dos mais importantes ícones da arquitetura moderna de Goiânia. O projeto, dos arquitetos Eurico Calixto de Godoi e Elder Rocha Lima, refletia o espírito de mudança que remete à própria construção de nossa Capital: aberta às inovações e técnicas construtivas do início do século 20 e que adapta elementos das vanguardas estéticas europeias. Godoi e Rocha Lima se inspiraram no colega francês Le Corbusier, que concebeu uma arquitetura racional-funcionalista.

A influência pode ser vista na fachada sem ornamentos, erguida por pilotis (colunas circulares que criam um vão livre), janelas em fita contínua e integração com o Bosque dos Buritis. O conceito de planta livre, presente já na fachada, é reproduzido no interior do edifício. Logo na entrada principal, o visitante se depara com um saguão amplo e de fácil circulação. A facilidade de acesso também está na concepção do plenário, onde uma galeria foi posicionada para acolher os visitantes que quisessem acompanhar os trabalhos dos deputados estaduais. 

Assim que a transferência para a nova sede for concluída, o prédio será devolvido à Prefeitura de Goiânia, que ainda não definiu qual destinação dará ao Palácio Alfredo Nasser. 

Nova sede 

Desde a década de 1970, a Alego precisou fazer uma série de reformas e construir anexos para expandir a área útil do Palácio Alfredo Nasser. A necessidade crescente de adaptações e ampliações foi um dos motivos que levou à construção de uma nova sede.

O Palácio Maguito Vilela vai resolver essa demanda: a necessidade de mais espaço para os trabalhos legislativos. Nos 44 mil m² de área construída, a nova sede possui departamentos administrativos e gabinetes maiores e mais modernos para acomodar servidores e parlamentares e atende às demandas atuais relacionadas à Tecnologia da Informação.

Os visitantes também serão recebidos com mais conforto. Além de espaços mais amplos para circulação, o plenário terá área maior para acolher o público visitante. Alem disso, o prédio foi projetado e construído dentro dos conceitos mais modernos de  sustentabilidade. O projeto do edifício foi pensado para tornar mais racional e inteligente o consumo de água e energia elétrica.

Além disso, o projeto arquitetônico permite aproveitamento da luz solar para iluminar e a ventilação das áreas de circulação. Apenas os ambientes fechados são climatizados e iluminados artificialmente. Também foram pensados vários dispositivos para o reaproveitamento de água.

A água usada para limpeza e jardinagem virá de reservatórios de coleta de água da chuva e do sistema de ar condicionado. Na área externa, 52 caixas de recarga de lençol freático favorecem a permeabilidade do solo. A minissérie que mostra as duas sedes do Poder Legislativo goiano é postada às quartas-feiras no Twitter, Facebook e Instagram da Alego. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.