Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ da sinal verde ao projeto que declara música sertaneja como patrimônio imaterial goiano

15 de Fevereiro de 2022 às 11:21

Em dezembro do ano passado começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 8548/21, de autoria do deputado Chico KGL (União Brasil), que declara a música sertaneja como patrimônio cultural goiano.

A propositura também estabelece que todos os anos, no dia primeiro de outubro - dia em que se comemora o Dia Internacional da Música - um artista goiano receba a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.

Para justificar a propositura, o deputado registra a importância social e econômica que a música sertaneja possui. KGL ressalta que o maior festival do gênero (Villa Mix Festival) é goiano e relembra que o festival já foi reconhecido pelo site Guinness World Records pela mais alta estrutura de palco já montada. Além de contar as tradições e culturas de Goiás, o deputado afirma, ainda, a importância do sertanejo para o empoderamento feminino. “Cantoras da música sertaneja, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo e tantas outras, abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista” escreve KGL.

Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Wilde Cambão, e agora será enviado ao Plenário para ser votada em duas fases e se receber sinal verde do colegiado estará apta para seguir para sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.