Comissão de Turismo da Assembleia participa de Fórum Regional do Circuito Turístico Pegadas no Cerrado

17 de Fevereiro de 2022 às 13:25
Crédito: Divulgação
Fórum de Turismo Pegadas no Cerrado - Rio VerdeFórum de Turismo Pegadas no Cerrado - Rio Verde

O Fórum Regional do Circuito Turístico Pegadas no Cerrado, iniciado nessa quarta-feira, 16, teve continuidade na manhã desta quinta-feira, 17, na cidade de Rio Verde, no Sudoeste goiano. O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Adailton (Progressistas), participa do evento, realizado no Silvestre Park, e que reúne representantes do turismo dos 17 municípios da região.

O parlamentar ressaltou a importância da iniciativa e frisou ser fundamental a participação efetiva dos prefeitos, ao mostrarem vontade de realizar ações, pois, segundo ele, o turismo gera renda e melhoria de vida para as pessoas das comunidades locais. O deputado também anunciou o apoio do colegiado na realização de um seminário de turismo em Jataí, ainda nesse semestre.

O presidente da Agência Estadual de Turismo Goiás Turismo e do Fórum Nacional dos Secretários de Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, ressaltou que o evento está reunindo as cidades da região do Circuito Turístico Pegadas no Cerrado para falar de turismo, de ações, das perspectivas e das dificuldades. Ele também frisou a importância da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Comissão de Turismo da Alego. "Estamos aqui para ouvir e para dar o direcionamento das necessidades de 2022 para esses municípios", disse.

Fabrício Amaral destacou, ainda, a riqueza da região, pujante no agronegócio. "Onde tem movimentação econômica e financeira, o turismo está presente. Vamos gerar ações concretas, como congressos, qualificação e consultoria. Estamos animados com esse encontro", disse. Ele também frisou que, dentro da sua função institucional, "a Goiás Turismo tem a determinação do governador de conversar com todo o estado para dar oportunidade a todos de pensarem na atividade turística e a gente cumprir o papel que nos foi incumbido".

Ao finalizar, o presidente da Goiás Turismo sublinhou que, "o encontro vai gerar bons frutos com a participação da Alego, por meio da Comissão de Turismo, para levarmos benefício para todo o estado".

Por sua vez, a secretária de Cultura e Turismo de Chapadão do Céu, Flávia Fischer, salientou a importância do fórum como uma oportunidade para se discutir projetos e as reais necessidades turísticas dentro dos municípios. “O turismo é muito sustentável, vantajoso economicamente. Podemos levar o nome do município e do estado para todo o Brasil e para o mundo", ressaltou.

Flávia Fischer aproveitou para convidar a todos para visitarem a região e conhecerem o Parque Nacional das Emas. "É um patrimônio muito rico dentro de Chapadão do Céu", disse, ao reafirmar o compromisso da atual gestão em reestruturar o parque.

A programação realizada no evento, nessa quarta-feira, 16, foi voltada, principalmente, para a realização de oficinas, durante as quais os representantes dos municípios puderam expor suas dúvidas, dificuldades e perspectivas.

Circuito Pegadas no Cerrado

A região turística “Pegadas no Cerrado”, assim denominada no Mapa Brasileiro de Regionalização do Ministério do Turismo, conta com 17 municípios. São eles: Jataí, Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis, Chapadão do Céu, Rio Verde, Maurilândia, Turvelândia, Caiapônia, Piranhas, Paraúna, São Luís de Montes Belos, Jandaia, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Portelândia e Perolândia.

O circuito conta com opções de turismo de aventura, ecoturismo, tecnologia e cultura, além de cerca de 30 trilhas. Riquezas naturais e culturais, como sítios arqueológicos, piscinas naturais, águas termais, oferta de hospedagem em charmosas e confortáveis pousadas e a tradicional culinária goiana completam o cardápio de atrativos.

Agência Assembleia de Notícias