Ícone alego digital Ícone alego digital

Vereador propõe instalação do Memorial Iris Rezende na sede da Alego localizada na Alameda dos Buritis

18 de Fevereiro de 2022 às 12:43
Crédito: Ruber Couto
Vereador propõe instalação do Memorial Iris Rezende na sede da Alego localizada na Alameda dos Buritis
Fachada da Assembleia Legislativa

Com a adesão da grande maioria dos vereadores, o vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (MDB), apresentou requerimento para transformar a atual sede da Assembleia Legislativa em um memorial em homenagem a Iris Rezende Machado. Com mais de 60 anos de vida pública, Iris foi governador de Goiás, prefeito da Capital, senador da República e ministro. Ele morreu em 9 de novembro do ano passado, aos 87 anos de idade.

O Palácio Alfredo Nasser, localizado na Alameda dos Buritis, no Setor Oeste, pertence ao município de Goiânia e está sendo desocupado, gradualmente. A Alego passará a funcionar em sede própria, que está prestes a ser inaugurada no Park Lozandes, também na Capital.

“Lá se perpetuará a história de vida desse ilustre e ímpar homem público, como homenagem dessa cidade que ele, em vida, sempre amou e à qual dedicou toda a força e vigor do seu trabalho edificante e por todos reconhecido”, justifica Clécio Alves, no requerimento. O documento foi assinado por todos os 29 vereadores que estavam em Plenário durante a apresentação do pedido.

O vice-presidente da Câmara de Goiânia afirma que a tentativa de homenagem é o mínimo a ser feito, diante da grandeza que Iris Rezende representou para a Capital. “Estou aqui, mais uma vez, com a intensão de homenagear o estadista mais respeitado, o homem que viveu 62 anos da sua vida dedicado à vida pública e que ainda assim sofreu inúmeras perseguições e injustiças, mesmo não tendo nenhuma mancha, nenhuma mácula e nenhum processo”, enumerou Clécio Alves.

Na proposta de transformar o prédio que sediou o Poder Legislativo de Goiás durante décadas, Clécio Alves também destaca a trajetória de Iris Rezende na Casa. Eleito deputado em 1962, foi líder do Governo Mauro Borges e, posteriormente, eleito presidente da Assembleia Legislativa.

Secretaria de Finanças

Antes disso, o titular da Secretaria de Finanças da Capital (Sefin), Geraldo Lourenço, já havia enviado ofício ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para solicitar a cessão da atual sede do Parlamento goiano à pasta municipal.

A Secretaria de Finanças argumenta que o prédio proporcionará, por conta da estrutura e localização, melhor atendimento aos contribuintes. Além disso, a pasta tem o projeto de criar um parque tecnológico próprio e se desvincular, oficialmente, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec).

Outra proposta de ocupação do prédio atual da Alego foi feita pelo deputado Humberto Aidar (MDB). Sua sugestão é de que a atual sede do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) seja transferida para o Palácio Alfredo Nasser.

História

Em 2013, foi oficializada a permuta do Palácio Alfredo Nasser pela área onde está sendo finalizada a nova sede do Poder Legislativo goiano, na Avenida Olinda, no Park Lozandes, que antes pertencia à Prefeitura da Capital.

Nesse mesmo ano, o então prefeito Paulo Garcia (PT) enviou um novo projeto à Câmara de Vereadores para regularizar essa situação e houve a aprovação. A Alego também já aprovou matéria de igual teor, repassando a sede da Alameda dos Buritis para a Prefeitura de Goiânia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.